Índice geral Esporte
Esporte
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Esquenta

Cesar Cielo fica fora do pódio dos 100 m livre, mas é o mais veloz nos primeiros 50 m da prova

MARIANA LAJOLO
MARIANA LAJOLO

O placar eletrônico do Centro de Esportes Aquáticos de Londres mostrou ontem o que Cesar Cielo já sabia. Mas que não estava nos planos nem da torcida nem dos cartolas.

Sexto colocado nos 100 m livre. Uma posição que pode parecer estranha para o homem que detém o recorde mundial da prova. Mas com a qual o nadador já estava se preparando para conviver.

Nos últimos dois anos, ele ficou fora do pódio desta disputa nas principais competições das temporadas. Se preparou para buscar uma medalha nos Jogos Olímpicos, mas sabia que seria difícil. Sua especialidade agora é, mais do que nunca, os 50 m.

"Não é surpresa, não [ficar fora do pódio]. O nadador entra numa prova sabendo como está. Sabia que essa não ia ser a minha melhor prova aqui", afirmou Cielo.

"Tinha a expectativa de, quem sabe, brigar por uma medalha. Eu fiz minha parte, mas não foi suficiente. O pessoal acabou nadando mais rápido do que eu pensava."

Após a disputa, em entrevista à TV, o nadador disse que chegou a cogitar não entrar nos 100 m livre em Londres. Em Pequim-2008, ele conquistou o bronze.

Os cartolas, no entanto, não estavam tão descrentes assim. Um bronze de Cielo nos 100 m livre está na lista de previsões de pódio do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) para os Jogos londrinos.

A entidade contratou uma empresa holandesa para projetar o número de medalhas que o Brasil deve ganhar na competição. A pesquisa apontou 16 pódios.

Foi com base nesse levantamento que o COB fixou sua meta de 15 conquistas.

Cielo deveria conquistar o bronze nos 100 m livre. Mas, com o tempo de 47s91 na final de ontem, o nadador não pôde superar o norte-americano Nathan Adrian (47s52), o australiano James Magnussen (47s53) e o canadense Brent Hayden (47s80).

O outro pódio da natação na lista de metas da delegação também é de Cielo. Dessa vez nos 50 m livre.

A disputa começaria hoje, com eliminatórias a partir das 6h e semifinais às 16h32.

A final da competição será disputada amanhã.

Para essa prova, Cielo entra com outra atitude. Até um sorriso surge no rosto do atleta quando ele fala sobre a disputa, sua favorita.

O nadador está veloz. Marcou o melhor tempo nos primeiros 50 metros da final de ontem (22s60). Também foi o mais rápido a deixar o bloco de largada (0s64).

Detalhes que dão confiança a quem chega aos Jogos de Londres com a melhor marca da temporada (21s38).

"Agora é o cinquentinha, rapidinho. Agora é um novo jogo. O importante é ter uma boa noite de sono, acordar cedo, tomar conta da eliminatória e pensar na melhor performance possível", disse.

Na previsão do COB, é ouro.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.