Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Acumulador de recordes, Phelps deixará saudades em adversários

DA ENVIADA A LONDRES

Última disputa dos 200 m medley, derradeiro duelo com o amigo e arquirrival Ryan Lochte, mais um recorde para o currículo do atleta com maior número de medalhas na história dos Jogos Olímpicos.

O primeiro ouro de Michael Phelps em uma prova individual em Londres fez dele o primeiro homem a conquistar o tricampeonato de um mesmo evento da natação.

A australiana Dawn Fraser, nos 100 m livre (1956, 1960 e 1964), e a húngara Krisztina Egerszegi, nos 200 m costas (1988, 1992 e 1996), já haviam atingido tal feito.

Phelps havia falhado na tentativa de atingir o recorde nos 200 m borboleta -terminou com a prata. Ele já havia obtido também o segundo lugar no 4 x 100 m livre e vencido o 4 x 200 m. No total, soma 20 pódios em Olimpíadas.

"É um alívio ganhar um ouro individual. E fazer algo que nenhum homem fez é demais", afirmou o nadador.

Hoje, às 15h38, ele disputa sua última final individual, nos 100 m borboleta. No sábado, ainda terá pela frente o 4 x 100 m medley.

Para Lochte, que ontem levou a prata nos 200 m medley e o bronze nos 200 m costas, será estranho não ter mais Phelps como rival.

"Ele é o mais duro adversário que eu já tive. Estamos competindo há oito anos, e nossa rivalidade tem sido ótima para o esporte. Vou sentir saudade de competir contra ele", afirmou Lochte.

"Falei com o Ryan antes da prova que essa era nossa última [200 m medley]. Fizemos grandes competições. Ele evoluiu muito. Será divertido assistir ao que ele vai fazer", afirmou o quase aposentado.

Laszlo Cseh, prata em Pequim e bronze em Londres, fez elogios ao amigo multicampeão. "Gostaria de continuar a nadar até os Jogos do Rio, e não será o mesmo sem ele", afirmou o húngaro.

"Phelps foi o cara que me ajudou a melhorar, porque eu queria derrotá-lo. Não deu. Mas quem sabe eu possa melhorar para fazer melhores tempos do que os dele." (ML)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.