Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Polêmica por doping rende vaias a chinesa

DO ENVIADO A LONDRES

Uma das "vilãs" desta edição da Olimpíada foi a chinesa Wen Tong, que, na disputa pela medalha de bronze, bateu a judoca brasileira Maria Suelen Altheman, ontem.

A chinesa, heptacampeã do mundo -quatro vezes na categoria acima de 78 kg-, fora flagrada após sagrar-se campeã no Mundial de 2009 por uso de clembuterol, substância proibida que ajuda no aumento de músculos e na queima de gordura.

Condenada a dois anos de suspensão e punida com a perda do título mundial, apelou à Corte de Arbitragem do Esporte e foi inocentada. O motivo alegado foi a ocorrência de uma falha no procedimento do laboratório.

Na prática, foi graças a esse veredito que Wen conseguiu competir em Londres, já que qualquer atleta suspenso por seis meses ou mais por doping não pode competir na edição seguinte dos Jogos.

Por conta disso, Wen foi alvo de vaias ontem, quando, apesar de ter conquistado o bronze, não se controlou por ter perdido o ouro e chorou.

"Consegui o ouro em Pequim e apenas o bronze aqui. Vou continuar treinando até 2016. Acredito no meu potencial, mas teremos de trabalhar duro", afirmou a chinesa, cujo objetivo diz ser "ajudar jovens atletas". (EO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.