Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Bolt estreia em Londres sem show e com dúvida

Estrela diz ter tropeçado e fica em 9º nas eliminatórias dos 100 m

DO ENVIADO A LONDRES

O roteiro indicava Usain Bolt como protagonista. Mas a estreia do jamaicano aumentou a dúvida sobre o astro e deixou em aberto o desfecho da prova nobre do atletismo, cuja final será hoje.

Após reclusão anterior à Olimpíada, o recordista mundial marcou apenas o nono melhor tempo nas eliminatórias dos 100 m, na manhã de ontem. Ele anotou 10s09.

É verdade que o atleta se poupou no final da prova. É verdade também que ele alegou ter tropeçado. É verdade também que contou com menos vento a seu favor.

Mas seus adversários também seguraram o ritmo. E marcaram tempos mais baixos do que o jamaicano, Justin Gatlin (9s97), Yohan Blake (10s), Asafa Powell (10s04) e Tyson Gay (10s08).

Ainda se apresentou um novo desafio com o norte-americano Ryan Bailey, dono do melhor tempo, com 9s88.

Tudo isso se soma aos questionamentos sobre a forma física do recordista mundial. Após sofrer duas derrotas no final em junho, ele admitiu contusão no tendão.

Disse estar recuperado, e em grande forma, mas ninguém tem o visto treinar.

Quando apareceu na pista, deu o show tradicional. Movimentou os braços e brincou para o telão enquanto seu nome era anunciado.

Mas quando com a pistola disparada, o show acabou.

Seu início foi vacilante, como costumam ocorrer suas largadas. E teve que se esforçar para se recuperar. Ao final, diminuiu o ritmo e acabou quase junto aos colegas.

Venceu a série, o que foi o suficiente para classificá-lo para a semifinal dos 100 m.

Após a prova, disse que tropeçou. Em seguida, fez questão de falar que estava se sentindo bem para correr. "Eu esperava isso. Os treinos têm sido ótimos. A reação foi boa."

Mas, diante de todas essas adversidades, Bolt dificilmente repetirá o passeio que deu em Pequim-2008.

Para efeito de comparação, o jamaicano fechou suas eliminatórias com 9s92, a 0s16 do tempo atual. E, na ocasião, ele também não fez força nenhuma para correr, e sobrou.

Uma tática comum nas eliminatórias como declarou Powell. "Só quis tirar as teias de aranha. Dei uma facilitada", contou o velocista.

Facilidade é algo que Bolt não terá na final de hoje no Estádio Olímpico.

(RM)

NA TV
Final dos 100 m rasos
17h50 Bandsports e Sportv

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.