Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Scheidt confia em pressão sobre rivais para obter 3º ouro

VELA Dupla nacional da classe star já assegurou pelo menos o bronze, mas ainda sonha com título olímpico

SÉRGIO RANGEL
ENVIADO ESPECIAL A WEYMOUTH

Já com ao menos o bronze garantido, Robert Scheidt terá que contar com a falha dos campeões olímpicos Iain Percy e Andrew Simpson para conseguir hoje o terceiro ouro de sua carreira, feito inédito para atletas brasileiros.

Com oito pontos de desvantagem para os britânicos na classe star, a dupla formada por Scheidt e Bruno Prada terá que repetir algo que só conseguiu realizar uma vez nos Jogos de Londres.

Eles vão ter que chegar na frente dos líderes por quatro barcos de diferença, além de torcer para que os suecos Fredrik Loof e Max Salminen, que estão em terceiro, não os superem e coloquem uma embarcação entre eles.

Nas dez regatas disputadas em Weymouth até agora, esta combinação de resultados só aconteceu uma vez, na abertura. Na ocasião, os brasileiros ficaram em quarto lugar. Já os britânicos terminaram em 11º. Os suecos, por sua vez, encerraram a regata na décima colocação.

A "medal race", a regata final, será disputada às 9h.

"Garantir a medalha com antecedência nos deixa mais livres. Vamos velejar à vontade. Agora, os britânicos estão mais pressionados. Eles velejaram bem a semana inteira, mas, se errarem, podem perder a medalha. Vamos jogar com isso", afirmou Scheidt, 39, que entrou para a história do país como único atleta com presença consecutiva no pódio em cinco Olimpíadas.

Ele ganhou dois ouros, em Atlanta-1996 e Atenas-2004, além de uma prata, em Sydney-2000, na classe laser. Em Pequim-2008, já na classe star, ficou com a prata.

Torben Grael também já ganhou cinco medalhas olímpicas (duas de ouro e três de bronze), mas seus pódios não foram em sequência.

Nos Jogos de 2008, a dupla brasileira foi derrotada pelos britânicos, que lideram hoje.

"O Iain Percy errou muito pouco. Nos últimos 12 meses, ele nunca velejou tão bem como nesta semana. Ele realmente guardou o melhor para o mais importante", afirmou Scheidt, que chegou aos Jogos Olímpicos apontado como favorito ao ouro, ao lado do companheiro Prada.

A vela é o segundo esporte que mais medalhas deu ao time nacional na história dos Jogos. Com o pódio garantido pela dupla da star, a modalidade já obteve 17 medalhas. Apenas em Londres foi superada pelo judô, que alcançou a marca de 19 pódios.

"A medalha [ouro] está difícil, mas a chance existe. Até o último momento, vou brigar por ela", disse Scheidt.

NA TV
Final da star
9h Bandsports e Record News (flashes), ESPN + e Sportv 4

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.