Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cavaleiro também culpa vento e pede apoio do governo

HIPISMO
Eliminado, José Roberto Reynoso cita pessoas que têm cachorro em casa e sugere que brasileiro invista em cavalos

LEANDRO COLON
ENVIADO ESPECIAL A LONDRES

Depois da saltadora Fabiana Murer, agora foi a vez de um cavaleiro brasileiro reclamar do vento inglês.

Responsável pela eliminação do hipismo na prova por equipes, o cavaleiro José Roberto Reynoso escolheu a ventania como fator da derrota. E foi além disso: ainda pediu incentivos do governo e disse que as pessoas no Brasil deveriam investir mais em cavalos. Deu como exemplo o hábito de quem tem cachorros em casa.

"O esporte não é divulgado, não tem público como tem numa Olimpíada. A cultura europeia é voltada ao cavalo. A gente lá [no Brasil] tem uma cultura, a pessoa é voltada a ter um cachorro em casa", disse. Questionado sobre a diferença de preço entre um cavalo e um cachorro, Reynoso, estreante em Jogos Olímpicos, respondeu:

"Nós sabemos que, no Brasil, temos muitas pessoas que podem. Então, basta essas pessoas passarem a amar o esporte também e fazer. O próprio governo pode ajudar, ajuda para tudo quanto é lado e pode uma vez ou outra ajudar a gente", afirmou.

Assim como Fabiana Murer reclamou no Estádio Olímpico, Reynoso disse que o vento de Greenwich, onde acontece a competição de hipismo, contribuiu para os 46 pontos de penalização que sofreu após faltas e atraso no percurso, desempenho que enterrou as chances do Brasil na competição.

"Infelizmente, não tinha vento a favor do meu lado, não ajudou lá [no atletismo] e aqui hoje, na hora em que fui saltar, um obstáculo ainda caiu", disse o cavaleiro.

COLOCAÇÃO

O resultado de Reynoso deixou a equipe brasileira na última colocação entre os oito finalistas. O ouro ficou com a Grã-Bretanha, a Holanda levou a prata e o bronze foi para a Arábia Saudita.

Apesar da desclassificação por equipes, os cavaleiros Rodrigo Pessoa e Doda Miranda estão classificados para a final individual amanhã, com base no desempenho que tiveram na disputa coletiva.

"Agora é recuperar os cavalos, porque o percurso será muito difícil", disse Pessoa. José Roberto Reynoso ficou fora da final porque obteve a última colocação entre os 45 finalistas por equipe.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.