Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Com o jovem e explosivo Alison, Emanuel busca seu segundo ouro

DA ENVIADA A LONDRES

Treze anos de idade separam Emanuel, 39, e Alison, 26, dupla brasileira que buscará hoje, às 17h (de Brasília), o ouro na final do vôlei de praia contra os alemães Julius Brink e Jonas Reckerman.

Na época em que Emanuel disputava sua primeira Olimpíada, em Atlanta-1996, Alison tinha só dez anos, nem sonhava em ser atleta.

Desde então, Emanuel disputou cinco Jogos, foi campeão em Atenas-2004 e bronze em Pequim-08. Antes de Alison, foi à Olimpíada com outros três parceiros -Zé Marco, Loyola e Ricardo- de temperamentos parecidos com o do sereno veterano.

Alison, apelidado de Mamute, é explosivo, chama a torcida quando faz um ponto importante. Deixa transparecer no rosto a felicidade de um novato em Olimpíada.

"O vôlei de praia não pode ter dois parceiros muito alegres ou muito calados. O equilíbrio é essencial para ter uma boa equipe. E, se não tiver isso, tem que buscar", afirmou Emanuel.

"Por jogarmos juntos há três anos, já sabemos o tempo de cada um. Tem uma hora que eu preciso ficar calado, ele também. A gente sabe equilibrar isso."

Apesar de assumir quase sempre o papel racional da dupla, Emanuel afirma que, às vezes, cabe ao parceiro tomar as rédeas de um jogo.

"Em certas horas, eu também dou as minhas explosões. É ele quem me acalma."

Emanuel despista se o jogo de hoje marcará sua despedida olímpica. Quando iniciou o ciclo, nem ele mesmo achava que chegaria a Londres. Tudo mudou quando teve um recomeço em sua carreira ao lado do novato.

"Foi tudo uma grande surpresa, porque, quando comecei a parceria com o Alison, eu pensei que jogaria mais dois anos e depois deixaria o esporte. Mas ele me incendeia e me motiva a cada dia." (MB)

NA TV
Alison/Emanuel x Brink/Reckerman
17h Bandsports, ESPN + e Sportv

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.