Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Valente

Astro da seleção, Neymar diz não ter medo de perder ouro, de Messi ou da Série B

MARTÍN FERNANDEZ
ENVIADO ESPECIAL A LONDRES

Neymar, 20, não tem medo de nada: de perder a medalha de ouro, dos críticos, das vaias, da crise do Santos, da ameaça de Messi na Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

Decisivo para levar a seleção à disputa da medalha de ouro, que será no sábado, contra o México, o jovem astro tenta espalhar seu destemor entre os demais atletas olímpicos brasileiros.

"Sei como é difícil ganhar uma medalha", disse Neymar à Folha. "Cabe ao atleta ter cabeça, saber que esse pessoal que critica não quer o seu bem e seguir em frente."

Na entrevista a seguir, o atacante fala sobre ansiedade pela decisão, estádios ingleses, espírito olímpico. E reclama de saudade do filho.

Folha - Conseguiu dormir depois da semifinal?
Não dormi bem. Dormi muito tarde por causa da tensão do jogo, da alegria toda. Se falar que não estou ansioso, estaria mentindo. Por mim, tinha que ser amanhã [hoje] a final.

Chegar na disputa do ouro foi tão fácil quanto pareceu?
Depois que chega na final todo mundo fala que é fácil. Mas não foi. Uruguai e Espanha, favoritos, foram eliminados.

Não deu vontade de ficar hospedado na Vila Olímpica?
Deu, deu muita vontade. Mas a gente sabe do nosso compromisso, e aí tem que ficar fora. Mas a Vila Olímpica é uma coisa fantástica, a gente vê atleta de tudo que é modalidade, de tudo que é país.

Tem peso para você o fato de a medalha de ouro no futebol ser inédita para o Brasil?
A gente sabe o que está perto de conseguir, de marcar nosso nome na história do futebol brasileiro. Estamos mais perto do que nunca,
90 minutinhos para conseguir a consagração.

Você tem medo de perder?
Não. Um treinador uma vez falou disso, que o medo de perder tira a vontade de ganhar. Foi o [Vanderlei] Luxemburgo quem falou isso. Isso eu levo para a vida:
se ficar com medo, você não faz nada na partida. A gente [seleção] não tem medo, está muito confiante.

Conseguiram ver outros esportes da Olimpíada?
A gente tenta assistir, mas nossos horários não permitem, por causa dos treinos. Mas a gente fica sabendo das medalhas, dá parabéns.

O que você parou para ver?
Atletismo e natação.

Ficou chateado com algum resultado nesses esportes?
Não, não, porque todos vêm aqui para dar seu máximo e, às vezes, acaba dando errado e não conseguem a medalha. Mas sei o quanto é difícil para nós conseguir uma medalha. Tem que levantar a cabeça e pensar na próxima.

Publicamente você reage bem às críticas, da torcida, do Mano, de técnicos rivais. Não tem nada que o incomode?
Não. Poucas coisas me incomodam. Eu não me deixo levar por crítica. Nem por elogio. Recebo os dois da mesma forma, a crítica para ver onde errei e seguir em frente. Algumas críticas, não estou falando para mim, mas para outros atletas, são maldosas, tem muita gente que mistura as coisas e fala besteira.

Você acha que um dia vai cansar de tanto assédio?
Acho que não, cansar não.

Acha que pode ser mais recluso um dia, se expor menos?
Estou acostumado com isso. Se parar, vou sentir falta.

O que esta Olimpíada significa para a Copa de 2014?
Para 2014 não sei, falta muita coisa para acontecer ainda. Mas agora significa muito. Agora é o momento mais importante para a gente.

A Copa de 2014 só anima ou assusta um pouco?
Ah, depende. Tem jogador que gosta de pressão (risos).

Você?
Nos momentos de pressão, estou me dando bem, em finais, jogos importantes, vou bem, não vejo problema.

Uma revista inglesa publicou que você tem obrigação de ser melhor que Messi em 2014. Você acha muito peso?
Não. Acho que Deus não dá uma cruz mais pesada do que você pode carregar. Deus sabe o que faz nas nossas vidas. Não só na minha, na dos meus companheiros também.

Depois que o Messi fez três gols contra o Brasil num amistoso, dá alguma preocupação cruzar com ele em 2014?
Não, preocupação nenhuma. Nosso time não estava tão entrosado quanto está hoje. E você vê que a gente foi muito bem naquela partida. Poderíamos vencer, acabamos perdendo. Foi uma grande partida, 2014 é outra história.

Quando joga no Old Trafford, em Wembley, estádios grandiosos, com gramados perfeitos, dá alguma vontade de jogar mais vezes na Europa?
Não, não. Dá a vontade de ver o Brasil melhorar os estádios. Eu sei que pode acontecer isso com os times brasileiros, todos podem ter campos bons como aqui na Europa.

Tem acompanhado o Santos?
Sempre acompanho, vejo tudo, torço para meus companheiros e para que essa maré chata passe logo. É uma onda que já passa, tenho certeza.

Você jogaria a Série B?
Tem que tomar cuidado, o Campeonato Brasileiro não é fácil, mas não quero nem pensar nisso, o Santos tem tudo para sair dessa situação.

Se o Santos não tiver um time forte, isso pode mudar sua intenção de ficar no clube?
Tenho contrato até 2014.

Como está sendo ficar tanto tempo longe do seu filho?
É difícil, a saudade está grande, e ele está quase aprendendo a andar agora, mas é o preço que a gente paga. Eu estou vendo fotos e vídeos que a mãe dele manda.

Vai incentivar Davi Lucca a ser jogador de futebol?
Não sei, deixa ele escolher, sem pressão nenhuma.

Vai ter visual novo em caso de medalha de ouro?
Não sei, não pensei em nada. Vou ver, vou ver.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.