Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vanessa Barbara

vanessa.barbara@uol.com.br

Almanaque irrelevante

De Burundi a Dong Dong, os principais destaques dos Jogos Olímpicos de Londres-2012

"Aí vem a Mary Poppins para salvar o dia", narrou o locutor da BBC durante a abertura da 30ª Olimpíada, e isso foi só o começo. Hoje, com o evento em seus momentos finais, já é possível redigir um almanaque com os principais destaques de Londres-2012, conforme apuração da sucursal da Folha em Hackney.

Os locutores da BBC na cerimônia de abertura foram capazes de tornar curioso até o desfile das delegações. No evento, aprendemos que o Camboja tem o maior alfabeto do mundo (74 letras) e que a bandeira do Paraguai é a única em que a parte da frente é diferente da de trás. "Burundi, taí um nome tremendamente interessante", disseram.

Mais cedo, um debate com especulações sobre a cerimônia teve a participação de uma mulher aleatória. "Qual a sua relação com a festa de abertura?", perguntou o apresentador. "Meu concunhado vai participar do evento", foi a resposta.

Ainda no campo da família olímpica, a melhor manchete: "Atleta da canoagem é punido por mãe; pai pode recorrer". A mãe de Mike Dawson foi juíza da prova, para desespero do treinador, pai do atleta. Especula-se que o castigo tenha sido uma semana sem sobremesa.

Entre os comentaristas brasileiros, quem leva o caneco é um locutor do SporTV, que declarou: "E vemos agora o cavaleiro australiano Rutherglen com seu cavalo Hoy. Corrigindo, o cavaleiro australiano Hoy com seu cavalo Rutherglen".

Os melhores nomes do evento: Jimmy Pedro (técnico do judô, EUA), Ning Ding (tênis de mesa, China), Mark Barriga (boxe, Filipinas), Rosa Chacha (atletismo, Equador), Saeid Mohammadpourkarkaragh (levantamento de peso, Irã) e Mister Pooh (cavalo, Suécia). Vi também um inglês de sobrenome French, um australiano de sobrenome Ingles e o "Dong Dong, que não é de Hong Kong", segundo a BBC.

Entre as atrações do intervalo, a Get Tricky, equipe de corda que se apresenta entre as partidas de basquete, com fileiras de gente pulando cordas entrelaçadas.

A grande vergonha desta edição: brasileiros vaiando o saque e arremessos do time adversário. Não consta que nenhum patrício tenha sido apupado pela torcida rival.

Em segundo lugar, o presidente do comitê organizador da Olimpíada, Sebastian Coe, declarando que os espectadores "provavelmente" seriam autorizados a entrar nos eventos usando tênis Nike. (A Adidas é a patrocinadora oficial.)

O bronze vai para o prefeito Boris Johnson, que afirmou, sobre a comida do McDonald's: "Definitivamente repleta de nutrientes".

Por último, mas não menos importante, lembremos do bêbado que atirou, no domingo, uma garrafa em Usain Bolt pouco antes da final dos 100 m e tomou uma surra da judoca holandesa Edith Bosch.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.