Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

País busca enterrar novo caso de corrupção sem apagar antigo

ITALIANO
Campeonato começa hoje envolto em esquema para apostas

DE SÃO PAULO

O futebol italiano tenta a partir hoje esquecer seu mais recente escândalo sem nem ter superado completamente a crise de corrupção anterior.

A temporada 2012/13 começa envolta num gigante esquema de manipulação de resultados. E sentindo os efeitos da hecatombe de 2006.

A Juventus, protagonista do penúltimo escândalo, abdicou de usar estrelas na camisa em forma de protesto.

O título da temporada passada, o primeiro desde o caso que provocou seu rebaixamento, foi o 30º do clube, o que lhe daria direito de usar três estrelas. Mas, como teve dois troféus cassados devido à corrupção, só poderia estampar duas estrelas na logo.

A mancha da crise ainda alcança as bilheterias. O campeonato nunca mais conseguiu chegar à média de 26.098 pessoas por jogo de 2004/05, a última edição antes do efeito moral provocado pelas denúncias e provas de uma liga cheia de sujeira.

Na última temporada, afetada também pelo desmoronamento financeiro do país, a média de público ficou um pouco abaixo de 22.500.

Se em 2006 o esquema tinha um objetivo principal esportivo, de favorecer os maiores clubes do país, em especial a Juventus, e passava pela comissão de arbitragem, desta vez a origem do escândalo é externa ao futebol.

Em junho do ano passado, a polícia italiana descobriu a existência de uma rede de fabricação de resultados envolvendo subornos a jogadores, dirigentes e técnicos para favorecer apostadores ilegais.

O escândalo começou nas divisões inferiores, mas chegou à elite no meio do ano.

O lateral Criscito foi cortado da Eurocopa depois de ser notificado a depor. O zagueiro Bonucci e o meia Pepe, habitués da seleção, também tiveram os nomes ligados ao escândalo. E o técnico da Juventus, Antonio Conte, está suspenso por dez meses.

No total, mais de 110 pessoas foram suspensas e houve pelo menos 50 punições a clubes, entre multas, perdas de pontos e rebaixamentos.

Os capitães de Atalanta e Lazio, Doni e Mauri, respectivamente, chegaram a ser presos, assim como o ex-atacante da seleção italiana Giuseppe Signori. (RAFAEL REIS)

NA TV
Juventus x Parma
15h45 Fox Sports

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.