Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Para-atleta desfruta de fama e dinheiro

PARAOLIMPÍADA
Daniel Dias, nadador brasileiro de maior sucesso, tem rendimento mensal de R$ 50 mil

Matte Dunham/Associeted Press
Daniel Dias (no chão) após treino em Londres
Daniel Dias (no chão) após treino em Londres

JAIRO MARQUES
ENVIADO ESPECIAL A LONDRES

Dos 182 para-atletas brasileiros que estão em Londres para disputador os Jogos Paraolímpicos, que serão abertos amanhã, alguns deles, como o nadador Daniel Dias, 24, já conseguem ter fama e rendimentos comparados aos de atletas convencionais.

Dias, que nasceu com má-formação nos braços e na perna direita, é ganhador de dezenas de medalhas de ouro em grandes competições interacionais nos últimos anos.

Ele começou a disputar provas em 2006 e já figura entre os maiores da história da paranatação do país.

Os resultados refletem em patrocínios e dinheiro no bolso. Atualmente, o nadador de Bragança Paulista (SP) conta com patrocínio de pelo menos três grandes empresas, além de apoio do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro).

"Há uns três anos, era raríssimo conseguir um patrocínio. As empresas privadas ainda têm dificuldade de ver o potencial desses atletas. Minha esperança é que isso mude até a Rio-2016."

Pela primeira vez em uma disputa mundial, Dias conseguiu pagar passagem e estadia para os pais e para a noiva acompanhá-lo durante todas as provas em Londres.

Ele não revela, mas a Folha apurou que, atualmente, seus rendimentos estão na casa dos R$ 50 mil por mês.

"Estou realizando um sonho ao poder ter minha família aqui comigo. É fantástico ver uma conquista assim partindo de um para-atleta. Jamais imaginei que isso tudo que tem acontecido comigo iria ser realidade", afirmou o para-atleta brasileiro.

O nadador vai disputar oito provas, com grandes chances de garantir ouro em pelo menos metade delas.

Em 2008, em Pequim, ele ganhou troféu como destaque da Paraolimpíada, ao ganhar nove medalhas, sendo quatro de ouro, em sua estreia nos Jogos.

"Tenho consciência de que o Brasil tem grandes atletas e eu me sinto honrado em estar entre os nomes de destaque, em estar ao lado de outras feras. Estou aproveitando o momento, sem me esquecer dos treinos", afirmou ele, que ganhou o Laureus (o Oscar do esporte) na categoria paraolímpica em 2009.

Ele se lança na piscina pela primeira vez na quinta-feira, nos 50 m livre, concorrendo contra outro brasileiro medalhista, Clodoaldo Silva.

O para-atleta Flávio Reitz, 25, que está em sua primeira Paraolimpíada, na qual vai disputar o salto em altura, do atletismo, avalia que a realidade atingida por Dias permite abrir as portas para os outros competidores.

"É o setor público que abriga ainda nossos grandes apoiadores, mas, aos poucos, as empresas privadas estão abrindo o olho para a visibilidade que os para-atletas podem gerar. É preciso quebrar o senso comum que só a perfeição traz felicidade."

O jornalista JAIRO MARQUES viajou a convite do Comitê Paralímpico Brasileiro

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.