Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

'Boa conduta' faz federação readmitir as organizadas

VIOLÊNCIA
Promotoria, porém, contradiz entidade e nega aval

LUCAS REIS
DE SÃO PAULO

Cinco meses após se enfrentarem em batalha campal que resultou em duas mortes, Gaviões da Fiel e Mancha Alviverde, torcidas organizadas do Corinthians e do Palmeiras, foram liberadas para voltar aos estádios paulistas após "bom comportamento".

A decisão foi anunciada pela Federação Paulista de Futebol, que, após pedido da Polícia Civil, proibira em março as duas agremiações de entrarem nos estádios. A medida ocorreu depois de dois palmeirenses terem sido mortos por corintianos antes de um clássico do Paulista.

No mesmo dia em que Mancha e Gaviões foram liberadas pela federação, a Independente, do São Paulo, foi banida por mau comportamento nos últimos clássicos.

A FPF revogou a proibição das organizadas alegando que os autores daquele episódio foram identificados e que, desde então, não houve novas ocorrências envolvendo as duas torcidas.

"Conversando com a PM e o Ministério Público, avaliamos que, diante do comportamento deles, que não criaram problemas na final da Libertadores [Corinthians] nem na da Copa do Brasil [Palmeiras], achamos que não é bom ficarem eternamente banidos", disse o coronel Marcos Marinho, chefe de segurança da federação.

"Houve apuração dos fatos, pessoas indiciadas, e as torcidas tomaram providências internas. Liberá-los novamente é uma forma de barganhar com eles."

A Folha ouviu ainda a PM e a Gaviões da Fiel: ambas também afirmaram que a liberação ocorreu após acordo com a Promotoria.

"Foi um consenso entre os órgãos pelo bom comportamento das torcidas no primeiro turno do Brasileiro ", disse o major Gonzaga, coordenador operacional do 2º Batalhão da Polícia de Choque.

O Ministério Público, por meio de sua assessoria de imprensa, negou ter dado aval para a federação readmitir as duas torcidas organizadas. Em maio, a Promotoria pediu, sem sucesso, a extinção de quatro organizadas, entre elas a Gaviões e a Mancha.

"Temos reuniões semanais com as torcidas e a polícia, mas não houve acordo algum. Isso é uma questão interna da federação paulista, que entendeu por bem revogar a decisão", disse o promotor Thales Cezar de Oliveira, coordenador do PAI (Plano de Atuação Integrada) do futebol.

"Mancha e Gaviões só não estavam uniformizadas. Ficava a falsa expectativa de que o problema havia sido resolvido", declarou o promotor.

O inquérito policial dos dois assassinatos, que está no fórum, indiciou seis membros da Gaviões por formação de quadrilha e, no caso de quatro deles, também por homicídio e lesão corporal.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.