Índice geral Esporte
Esporte
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Corinthians muda atitude e bate o líder

SÉRIE A Em tarde quente e com Pacaembu lotado, time se segura no 1º tempo e tem fôlego para vencer no segundo

LUCAS REIS
DE SÃO PAULO

Corinthians 1

Paulo André, aos 18min do 2º tempo

Atlético-MG 0

O Corinthians fez o oposto dos últimos jogos: segurou o fôlego no primeiro tempo, soltou-se no segundo e fez o líder do Brasileiro ser derrotado depois de 15 partidas.

A vitória sobre o Atlético-MG, ontem, no Pacaembu, ocorreu após três tropeços seguidos -duas derrotas e um empate. Diante de mais de 33 mil pessoas, o Corinthians superou a equipe de Ronaldinho com um gol de Paulo André, de cabeça, em escanteio.

Foi só a segunda derrota dos mineiros, que sofrem com os paulistas: haviam caído ante o São Paulo e, na última rodada, apenas empataram em casa com a Ponte Preta.

O tropeço do líder faz embolar ainda mais as disputas no Nacional. O Atlético tem os mesmos 44 pontos do Fluminense, mas uma vitória a mais e um jogo a menos. O time carioca também tropeçou ao empatar com o lanterna Figueirense, anteontem.

O Grêmio, no 0 a 0 com o Palmeiras, também perdeu chance de encostar nos líderes. Dos cinco primeiros colocados, só o Vasco venceu. O São Paulo, com a derrota ante o Bahia, viu o Internacional encostar na briga.

Já o Corinthians, com a sétima vitória, sobe três posições e alcança o nono lugar. O time volta a traduzir em vitória seu futebol combativo após uma partida amarrada, com dois cartões vermelhos -três, se contada a expulsão de Tite- e 12 amarelos.

Durante a semana, o técnico alertou para o cansaço físico dos jogadores e como o time vinha caindo de produção no segundo tempo. Disse, inclusive, que depois do jogo de ontem iria passar a adotar um rodízio de atletas.

Sob forte calor em São Paulo, o Corinthians adotou atitude diferente: não marcou sob pressão no campo adversário, como costuma fazer. Esperou o Atlético em seu campo, e viu o oponente ter mais domínio da bola durante o primeiro tempo.

Os corintianos se arriscavam nos contra-ataques, enquanto o Atlético sofria com a forte marcação. Apesar do domínio dos mineiros, a primeira etapa não teve grandes oportunidades de gol.

A atitude corintiana mudou no segundo tempo, com Emerson, Romarinho, Douglas e Danilo marcando a saída de bola. Aos 12min, Emerson ganhou disputa com a zaga e tocou para Romarinho, que chutou por cima. Aos 17min, Emerson recebeu lançamento e também errou. Mas, aos 18min, vem o gol da vitória. Douglas cobrou escanteio na primeira trave, e Paulo André desviou.

O Corinthians continuava melhor, mas um lance polêmico mudou tudo. Aos 31min, Emerson ajeitou a bola com o braço no ataque, já tinha cartão amarelo e acabou expulso pelo árbitro.

Tite reclamou da decisão e também foi expulso. Em seguida, ele manda a ordem: trocar Douglas por Edenílson, para fechar o time. Desde então, o Atlético passou a encurralar o Corinthians.

Desta vez, a zaga se segurou. No fim, já aos 46min, Júnior César reclamou e foi expulso. Aos 50min, o maior susto: Guilherme recebeu livre na área e chutou rasteiro, mas Cássio salvou o time.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.