Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Murray encerra jejum britânico de 76 anos com título nos EUA

TÊNIS
Escocês abre 2 a 0, vê recuperação de rival, mas derrota Djokovic após quase 5 horas

Elsa/France Presse
Murray celebra o título do Aberto dos EUA
Murray celebra o título do Aberto dos EUA

DE SÃO PAULO

Aos 25, o britânico Andy Murray era alvo de piadas maldosas que o apontavam como o melhor tenista a jamais vencer um Grand Slam.

Ao derrotar o sérvio Novak Djokovic por 7/6 (12/10), 7/5, 2/6, 3/6 e 6/2 ontem, na final do Aberto dos EUA, Murray pôs fim a esses comentários.

O escocês encerrou também um jejum britânico de 76 anos. O último tenista do Reino Unido a conquistar um Grand Slam havia sido Fred Perry, em 1936.

O novo campeão do Aberto dos EUA se destaca no circuito desde 2008, mas sempre esbarrou nos grandes momentos em um dos três jogadores que dominaram o tênis nos últimos anos: Djokovic, o suíço Roger Federer e o espanhol Rafael Nadal.

Murray chegou à vice-liderança do ranking, mas sempre falhava nos Grand Slams.

Em suas três primeiras finais na série que reúne os quatro principais torneios do tênis, o britânico nem sequer conseguiu ganhar um set ante Federer, Nadal e Djokovic, que, juntos, venceram 28 dos últimos 30 Grand Slams.

Ao contratar Ivan Lendl, um dos melhores tenistas da história, como técnico em janeiro deste ano, Murray conseguiu um progresso notável.

Em julho, venceu um set de Federer na final de Wimbledon. Depois, no mesmo local, ganhou a medalha de ouro sobre o suíço, o maior vencedor na grama na história, na final olímpica.

Ontem, finalmente, Murray chegou ao título.

O duelo começou prejudicado pelo vento, que já havia atrapalhado as semifinais.

Os jogadores, procurando se adaptar às novas condições, adotaram uma atitude defensiva. Isso gerou longos ralis -houve ponto com 54 trocas de bola. E o primeiro set foi definido no tie-break com 12 a 10 para Murray.

Após vencer também o segundo set, o britânico viu o adversário se recuperar.

Depois de empatar o jogo com placares mais folgados, Djokovic parecia o grande favorito para ficar com o título.

"Depois do terceiro e do quarto sets, foi muito duro mentalmente", reconheceu Murray, que surpreendeu e, com duas quebras, abriu 3 a 0 na parcial decisiva.

Djokovic ainda ensaiou uma reação, devolvendo uma quebra, mas demonstrou sentir fisicamente no final da partida, que terminou após quatro horas e 54 minutos.

"Quero congratular Andy por seu primeiro Grand Slam. Ele realmente mereceu", declarou Djokovic.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.