Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Novo brasileiro da NBA sonha em ser ator e ter 1º carro

BASQUETE
Atleta do Houston e nascido em NY, Scott Machado é filho de motorista e doméstica imigrantes

Garret W.Ellwood - 18.jul.2012/Getty Images
O americano naturalizado brasileiro Scott Machado, que vai atuar na NBA pelo Houston
O americano naturalizado brasileiro Scott Machado, que vai atuar na NBA pelo Houston

MARCEL RIZZO
DE SÃO PAULO

Em um passeio por Nova York, qualquer turista pode ser conduzido pelo motorista gaúcho Luiz Mauro, enquanto a mulher dele, Solenir, cuida da casa de uma família americana. Na noite da cidade que nunca dorme, um dos seis filhos do casal, Greg, busca a fama como cantor.

Na última semana, porém, a família de imigrantes de Porto Alegre viu o sonho americano se concretizar. Transformaram-se em pai, mãe e irmãos de Michael Scott Machado, 22, o mais novo jogador brasileiro da NBA, a liga de basquete dos EUA.

Nascido no Queens e naturalizado brasileiro, desde criança ele queria jogar basquete. Escolheu cursar negócios e marketing na universidade vislumbrando a chance de ser uma estrela.

"Eu sabia que ia fazer algo com minha graduação. Se o basquete não trabalhasse para mim, eu ia fazer o marketing trabalhar. Para mim ou para meu irmão", disse Machado à Folha por telefone.

Em Iona College, além do diploma, o armador também conseguiu se tornar líder em assistências na liga universitária -média de 9,9 por jogo. O sucesso não fez com que fosse um dos 60 calouros escolhidos no "draft" passado.

O armador, então, dispensou uma convocação da seleção brasileira que iria para o Sul-Americano, em junho.

Ficou nos EUA, jogou a liga de verão pelo Houston Rockets e conseguiu um contrato de três anos.

Desde a última quinta ele está no Texas, indo a pé para os treinos. Espera receber o salário para comprar o primeiro carro e uma casa maior para os pais, em Nova York.

A primeira parte dos mais de R$ 450 mil anuais que vai receber chega em novembro, após o início da liga, em 30 de outubro. Com contrato de "garantia parcial", vai receber o piso integral (cerca de R$ 950 mil anuais) em 2013.

Em português com sotaque, ele lembrou que esteve três vezes no Brasil (2011, 2010 e 1998). Visitou São Paulo, Minas e Porto Alegre. Torcedor do Internacional, nunca foi a um estádio de futebol.

Apesar da fluência, também não conhece certas expressões. Para responder sobre seu peso e sua altura (93 kg e 1,85 m), Machado usa "pounds" (libras), "feet" (pés) e "inches" (polegadas).

Mas a distância não lhe tira a vontade de jogar pelo Brasil, como na Universíade, em 2011. "Nunca falei com [o técnico Rubén] Magnano, mas quero falar. Tenho quatro anos para jogar pela seleção e disputar a Olimpíada", afirmou o atleta, que sonha em atuar no cinema e na TV.

"Penso em estudar para ser ator. Pode ser depois que parar ou nas férias, em um show de comédia, romance, como o Will Smith", disse o brasileiro cujo destino é ser "star".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.