Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Alonso faz campanha pró-Massa na Ferrari

F-1
Após abrir passagem, brasileiro ganha apoio para renovar contrato

Punit Paranjpe/France Presse
Massa em evento promocional da Ferrari em Cingapura
Massa em evento promocional da Ferrari em Cingapura

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A CINGAPURA

A campanha começou discretamente há algumas corridas. E ontem, em Cingapura, onde neste domingo acontece a 14ª etapa do Mundial de F-1, o piloto espanhol Fernando Alonso assumiu de vez o papel de "cabo eleitoral" do brasileiro Felipe Massa.

Primeiro em inglês, depois em espanhol e por fim em italiano, o líder do campeonato deste ano repetiu o mesmo discurso em prol da permanência do piloto brasileiro na Ferrari na temporada de 2013.

"Honestamente, se você olhar o grid atual e nas outras categorias, não há muitos pilotos que sejam melhores que o Felipe. Muita gente esquece tudo que ele já conquistou na F-1", declarou Alonso.

"Temos que esperar pela decisão da equipe, mas a prioridade é que meu companheiro seja alguém que coloque o time em primeiro lugar, acima de seus interesses pessoais. Trabalhei ao lado do Felipe nos três últimos anos, e temos uma ótima relação", completou o bicampeão.

Não por coincidência, o discurso do piloto espanhol acontece justamente na corrida seguinte à ajuda que recebeu de Massa em Monza.

O brasileiro, que não consegue ir ao pódio desde o GP da Coreia do Sul de 2010, abriu passagem para que o companheiro de Ferrari chegasse em terceiro na última prova e aumentasse sua vantagem na classificação para 37 pontos, agora, para o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, novo vice-líder.

Massa completou o GP da Itália na quarta colocação e aumentou seu jejum de pódios para 34 corridas.

Sem contrato para a próxima temporada, o brasileiro sabe que qualquer ajuda que puder oferecer ao companheiro agora pode colaborar para definir sua situação.

"É normal que um piloto que não esteja disputando o campeonato ajude sua equipe", afirmou Massa ontem no improvisado local reservado pela Ferrari para entrevistas no paddock de Cingapura.

"Meu objetivo é sempre largar na frente e tentar ganhar corridas. Mas, no caso de ter meu companheiro atrás, a gente sabe que o mais importante para a equipe é ganhar o Mundial de Pilotos, e é nisso que temos que pensar."

Além de um jeito de agradecer o companheiro pela ajuda e deixar claro o que espera de Massa até o fim do ano, a campanha de Alonso pela renovação do brasileiro também tem como objetivo garantir sua tranquilidade no time por mais tempo.

Famoso por seu temperamento difícil e por gostar de ter os times para o qual trabalha focados apenas em si, a chegada de um novo parceiro poderia atrapalhar o status de primeiro piloto que o espanhol atualmente desfruta na escuderia de Maranello, que, apesar de ter o líder no Mundial de Pilotos, é apenas a terceira no de Construtores.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.