Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Juca Kfouri

90 minutos de excelência

Na mesma rodada, cinco jogos com momentos de futebol de primeira linha no Campeonato Brasileiro

NOS DEZ MINUTOS iniciais, em Florianópolis, o Palmeiras fez mais que em todo o campeonato até aqui.

Diferentemente do que se esperava, o alviverde jogou como é, como grande, e amassou o Figueirense com duas bolas magistrais de Marcos Assunção na cabeça de seus zagueiros Thiago Heleno e Henrique. Instantes de lembrar da Academia.

Nos cinco minutos finais do primeiro tempo, em Volta Redonda, o líder Fluminense também marcou duas vezes e pareceu despachar o Náutico que, no entanto, nos dez minutos finais do jogo, mereceu o empate que só não veio porque um pênalti claro deixou de ser assinalado.

Já a Portuguesa jogou 25 minutos exemplares para quase golear o Santos, em São Paulo, ao fazer quatro gols neste período, embora um deles tenha sido anulado por inexistente impedimento. Também de excelente futebol foram 25 minutos apreciados no Rio, no ótimo Botafogo e Corinthians, os paulistas melhor no começo e os cariocas no fim. Distribua os 15 minutos restantes para a batalha entre Galo e Grêmio.

Terá razão quem ponderar que os melhores momentos da vitória esmeraldina por 3 a 1; da tricolor carioca por 2 a 1; menos da lusitana por outros 3 a 1; dos empates no Engenhão em 2 a 2 e no Independência, sem gols, se deveram aos veteranos, todos trintões -e que não renderiam o mesmo na Europa. O que não diminui o prazer de ver Marcos Assunção, Deco, Dida, Seedorf, Douglas, o corintiano (quem diria?), Ronaldinho Galucho, Zé Roberto e Elano. Como para nenhum dos envolvidos o empate interessava, não faltaram espaços para belas jogadas, gols bem desenhados, toques refinados, enfim, para um futebol de qualidade que andava desaparecido, muito porque prisioneiro de esquemas táticos medíocres dos professores que infestam e infelicitam o panorama da bola nacional, mais preocupados em manter seus empregos, e não perder seus jogos.

Mas quem manda em Assunção, em Zé Roberto, em Seedorf?

Só ela, a bola, redondinha, bem tratada por essa gente bronzeada que não a trata por excelência, mas com excelência. Seria uma maravilha se todo fim de semana fosse como o que passou. E é possível.

Basta permitir que o talento fale mais alto que os esquemas.

PIRATARIA

Não se surpreenda se aparecerem nomes de peixes miúdos, como bodes expiatórios do escândalo do Rio-2016. A identificação dos cabeças, porém, parece próxima. Há seguras indicações, ainda difíceis de comprovar, que não é a primeira vez que acontece roubo de informações por parte dessas mesmas cabeças.

KIRRATA

Ronaldo Fenômeno e Thiago Silva aniversariam sim no mesmo dia. Mas no dia 22 de setembro, não no 23, como esta coluna, distraída, informou ontem.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.