Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vettel ganha em Cingapura e renasce na luta por título

F-1
Líder do Mundial, Alonso vê sua vantagem cair de 37 para 29 pontos

GP de Cingapura
1º S. Vettel 2h00min26s144
2º J. Button a 8s959
3º F. Alonso a 15s227

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A CINGAPURA

Eram 20h48 em Cingapura quando o McLaren de Lewis Hamilton começou a perder velocidade e parou na pista.

Depois de ter liderado as 21 voltas disputadas até aquela altura da corrida, o piloto inglês entregava para Sebastian Vettel, naquele momento, não só a vitória da 14ª etapa do Mundial de F-1 como também a vice-liderança do campeonato e o papel de principal perseguidor de Fernando Alonso na disputa pelo título.

O espanhol, que completou a corrida de ontem na terceira colocação, atrás de Jenson Button, o segundo colocado, viu seu mais próximo seguidor mudar e sua margem na ponta da classificação do Mundial diminuir.

Antes do GP de Cingapura, Alonso tinha 37 pontos de folga sobre Hamilton. Agora, está 29 na frente de Vettel. Mas, com seis provas ainda a serem disputadas até o encerramento do campeonato, no Brasil, o ferrarista disse estar satisfeito com esta vantagem.

"Bom, em Monza foi o Lewis quem venceu a corrida, e o Sebastian abandonou. Aqui o Sebastian venceu e o Lewis abandonou, então para mim está ótimo se eles continuarem fazendo isso", brincou Alonso logo depois de subir no pódio pela oitava vez nesta temporada e a quarta em cinco edições do circuito de rua de Cingapura.

Para Vettel, que venceu a prova noturna pelo segundo ano seguido, a lembrança de 2010, quando a esta mesma altura do campeonato era o terceiro e tinha 31 pontos a menos que o então líder e foi campeão na última corrida, serve como motivação para acreditar que o Mundial está ainda longe de ser definido.

"Acho que o Fernando não ia ficar muito feliz se isso acontecesse de novo", alfinetou o alemão. "Mas ainda temos muitas corridas pela frente, nosso carro parece estar competitivo, e temos agora de aproveitar este momento e tentar o máximo para ver o que acontece", completou.

Tendo saído na terceira posição ontem, Vettel pulou para segundo logo depois da largada, seguido por Button.

Hamilton, o pole, manteve a ponta e vinha administrando a liderança até o problema na caixa de câmbio de seu carro forçar o abandono.

"Me corta o coração não ter completado a corrida porque sei que tinha carro para ganhar", afirmou Hamilton, que caiu de segundo para quarto no Mundial. "O bom deste resultado é que agora eu estarei mais livre para atacar nas próximas corridas. Ainda faltam seis etapas e eu preciso tentar vencer as seis."

Com a liderança em suas mãos, Vettel só precisou administrar a vantagem sobre Button até a bandeirada para festejar seu segundo triunfo no ano. "Não sou um gênio, mas a situação está dez pontos melhor que antes."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.