Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Brasileiro desperdiça chance e é finalizado

MMA
Belfort deixa campeão Jones se desvencilhar de chave de braço

Al Bello/Zuffa LLC/Getty Images
Belfort e Jones se enfrentam em Toronto
Belfort e Jones se enfrentam em Toronto

DE SÃO PAULO

Quase um ano e meio após tentar o cinturão dos médios do UFC e ser nocauteado, Vitor Belfort subiu de peso para lutar com o campeão dos meio-pesados, Jon Jones, e novamente saiu derrotado.

O americano, que no primeiro round quase sofreu uma fratura, finalizou Belfort com uma americana (espécie de chave de braço).

Com a vitória, Jon Jones manteve o cinturão da categoria, após colocá-lo em disputa pela quarta vez, e impediu que o Brasil ultrapassasse os EUA em número de cinturões -ambos têm quatro.

Apesar de estar se consolidando como um novo fenômeno do UFC e lutar próximo de "casa", em Toronto, no Canadá, Jones não desfrutou do apoio da torcida na luta.

O americano foi vaiado na pesagem, na sexta-feira, e ouviu durante o combate gritos da torcida incentivando Belfort. Tudo porque Jones não aceitou lutar com Chael Sonnen, o que culminou com o cancelamento do UFC 151, e já foi preso por dirigir embriagado. Esses fatores, entretanto, não foram suficientes para desestabilizar o lutador.

Jones se impôs por todo o tempo de luta e só teve um susto. No primeiro round, quase foi finalizado por Belfort, que encaixou uma chave de braço. Após a luta, o brasileiro admitiu que ouviu um estalo no braço direito de Jones e disse ter diminuído a pressão, dando espaço para o americano se desvencilhar.

Logo depois de sair do golpe, Jones conseguiu impor seu estilo, aplicando fortes cotoveladas no rosto do rival. Em uma delas, inclusive, abriu o supercílio de Belfort.

No início dos rounds, empurrado pela torcida, Belfort se mantinha em pé, mas não atingia o rival com sucesso por causa da grande envergadura de Jones, que usava pisões para manter a distância.

Dez anos mais novo do que Belfort, o americano, mesmo com dores no braço, mostrava-se mais bem disposto no terceiro round. Tanto que no início do quarto round levou o rival para o chão e encerrou a luta. Jones aplicou uma americana, golpe de jiu-jitsu, torcendo o braço de Belfort, que desistiu do combate.

Com o cinturão no corpo, o americano admitiu que quase perdeu a luta. "Ele me pegou de um jeito que eu nunca senti, mas eu trabalhei duro demais para essa luta. Achei que ele ia quebrar o meu braço", disse Jones, que conquistou sua 17ª vitória na carreira e tem só um revés.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.