Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Copa terá jogos sob clima seco e quente

2014
Cidades em que temperatura e umidade do ar são inadequadas para o futebol abrigarão partidas às 13h

BRUNO BENEVIDES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
MARCEL RIZZO
ENVIADO ESPECIAL A ZURIQUE

A Copa do Mundo-2014 será disputada entre o fim do outono e o início do inverno na maior parte do Brasil. Mas terá muitas vezes temperaturas dignas do mais alto verão.

As dimensões gigantescas do país e os interesses comerciais da Fifa farão com que partidas da competição sejam jogadas em temperaturas superiores a 30º C e taxas de umidade fora do recomendável para a prática de futebol.

A tabela do Mundial com os horários de cada partida, divulgada ontem, mostra que 24 dos 64 confrontos serão disputados às 13h locais.

Todas as sedes do Nordeste, região que apresenta temperaturas acima dos 30º C mesmo no inverno, têm jogos marcados para esse horário.

Fortaleza, por exemplo, que receberá uma partida das oitavas de final às 13h, apresenta temperatura média histórica de 29,5º C e máxima (justamente nesse horário) de 33º C nos meses do Mundial.

"Teremos prejuízo de rendimento. É só lembrar a Copa dos Estados Unidos, que teve o pior índice técnico de todos os tempos por causa dos horários inadequados", afirma o fisiologista Turíbio Leite de Barros, da Universidade Federal de São Paulo.

O Mundial de 1994 teve jogos realizados às 12h, com temperaturas que chegaram a 46º C, para se encaixar no fuso horário europeu e não perder audiência na TV.

É por essa razão que a Copa no Brasil terá partidas realizadas no começo da tarde e praticamente ignorará o período noturno. O horário das 22h (de Brasília), equivalente às 3h da madrugada em Paris, receberá apenas um jogo.

Curiosamente, a Fifa se precaveu contra o frio das sedes com inverno mais rigoroso. Porto Alegre não terá jogos depois das 17h, e Curitiba, só uma partida às 19h.

Mais até que o calor, o que preocupa Turíbio é a umidade relativa do ar de cidades como Manaus, que chega aos 83% no período da Copa, e de Brasília, que tem clima seco nesta época do ano e abrigará cinco partidas às 13h.

"A faixa ideal para o futebol é entre 40% e 60%", afirma o fisiologista.

A seleção brasileira, a única que já tem um caminho definido na primeira fase, irá fugir de todos os extremos.

A abertura do Mundial, com presença do time anfitrião, está marcada para as 17h, em São Paulo. O Brasil joga ainda às 16h em Fortaleza e às 17h em Brasília.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.