Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Juca Kfouri

Mentiras olímpicas

Carlos Nuzman inventou uma desculpa que não resiste nem aos seus próprios argumentos

SEM CORAR, embora nervoso, Carlos Nuzman disse que não se lembrava do episódio do Pan-2007, quando o funcionário Rodrigo Hermida copiou arquivos da empresa suíça EKS que prestava serviço aos Jogos. Nuzman apenas se lembrou de que fora demitido e argumentou que não por justa causa, o que atestaria a normalidade da demissão.

Provavelmente, daqui a alguns anos, ele também não se recordará do episódio com o comitê londrino e dirá que as demissões de nove funcionários, nenhuma por justa causa, ocorreram normalmente.

Nuzman se valeu do organograma formal do Co-Rio do Pan para negar que Hermida era subordinado de seu protegido Mario Cilenti, embora até as medalhas de lata saibam que foram dele as ordens para copiar as informações tanto da EKS, então, como as de Londres-12, agora, segundo confirma a sua ex-funcionária Renata Santiago. O silente Cilenti era o terceiro de fato na hierarquia do Pan, só abaixo de Nuzman e Carlos Roberto Osório.

A exemplo de Bruno Olivieri no episódio recente na capital inglesa, Hermida copiou uma tal quantidade de informações que o sistema de segurança da EKS detectou.

Até o jeito de dar ordens de Cilenti é contado por quem trabalha ou trabalhou com ele: "Vê se você consegue pra mim...", desafia. Cilenti mandava também em Ricardo Trade, à época do Pan. Trade hoje manda em Hermida no COL, da Copa-14.

Repita-se que o caso ficou tão conhecido do pessoal do COB e do Co-Rio que os demitidos de agora logo foram apelidados de os hermidas...

Aliás, risível também é o esforço de Nuzman para que COB e Co-Rio não sejam confundidos, embora, presididos por ele, sejam apenas duas faces da mesma moeda, a do dinheiro público, inclusive.

Cilenti foi o encarregado por Nuzman de viajar o mundo em busca de votos para a Olimpíada no Rio, cuja escolha foi celebrada simbolicamente pelo abraço, em Copenhague, entre João Havelange, que renunciou ao COI para não ser dele expulso, e Jean-Marie Weber, o famigerado homem da mala da falida ISL, banido do mundo do esporte.

Será que Nuzman se lembra?

KAKÁ DE VOLTA

Kaká tinha acabado de fazer 20 anos quando disputou sua primeira Copa do Mundo, para ganhar experiência, em 2002, na Ásia. Em 2006, na Alemanha, jogou no sacrifício e prometeu nunca mais fazê-lo. Mas não aguentou e descumpriu a promessa em 2010, na África.

Terá apenas 32 anos na Copa do Mundo no Brasil, e Mano Menezes faz muito bem em apostar nele, um risco grande, mas menor do que Luis Fabiano ou Fred. Já pensou se Kaká se recupera, se Ganso também e se Ronaldinho continua jogando bem?

Dará para encarar qualquer um.

Dunga ganhou tudo menos a Copa. Vai que Mano não ganha nada, só a Copa...

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.