Índice geral Esporte
Esporte
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

São Paulo define seu foco da temporada

SÉRIE A
Jogo contra o Vasco é decisivo para futuro dos paulistas no Brasileiro e pode mudar prioridade no ano

DE SÃO PAULO

O São Paulo disputa hoje a partida que vai moldar o final de sua temporada.

Uma vitória sobre o Vasco, no Rio, significa ficar a um ponto deste mesmo adversário e do G4, o grupo dos quatro times que estarão na Libertadores do ano que vem.

Assim, o Brasileiro continuaria como a prioridade do técnico Ney Franco e dos dirigentes são-paulinos.

Uma derrota tricolor aumenta a diferença entre o quarto e o quinto colocados para sete pontos. Isso deve fazer com que o técnico são-paulino mude o foco.

A Sul-Americana, que também classifica para a Libertadores, passaria a ser a maneira mais fácil de chegar à competição continental e teria prioridade sobre o Nacional.

"Encaro [o duelo] como final. Precisamos da vitória para encostar no Vasco. É um jogo-chave", disse o volante Denilson, orientado após bate-papo com Franco, quando ele passou ao grupo que o jogo precisaria realmente ser tratado como o mais decisivo deste Brasileiro.

Tudo está ligado à vaga na Libertadores, competição predileta do clube e que o São Paulo não disputa desde 2010, quando foi à semifinal, mas foi derrotado pelo Inter.

Se perder hoje, restariam nove rodadas para tirar sete pontos do Vasco, com o agravante de não ter mais o confronto direto. Não é impossível, mas bem mais complicado do que jogar sete partidas pela Sul-Americana, em confrontos eliminatórios.

O São Paulo volta a campo pelo torneio internacional no dia 24, no duelo de volta contra a Liga de Loja, do Equador. O 1 a 1 da ida faz os brasileiros poderem até empatar por 0 a 0 para chegarem às quartas de final, quando o rival será o vencedor de Universidad de Chile x Emelec.

POUPADOS

Priorizar uma competição significa, principalmente, poupar jogadores. Quando o Brasileiro estiver na reta final, haverá jogos do campeonato aos finais de semana e da Sul-Americana às quartas, caso o clube se classifique.

Com uma desvantagem grande para o G4, Franco pouparia atletas no Nacional no sábado ou no domingo para eles estarem descansados no meio da semana.

Luis Fabiano seria o principal "beneficiado" do descanso. Após ter sofrido seis lesões na temporada, o atacante admitiu, depois da vitória sobre o Palmeiras, que tem jogado com dores.

Para ele, atuar duas vezes por semana pode ser um risco de se machucar na reta final, e o desfalque seria desastroso. "Vencendo, temos esperança para a Libertadores. Se perdermos, é natural que a gente desanime um pouco e passe a pensar só na Sul-Americana", declarou.

NA TV
Vasco x São Paulo
22h Globo e Band

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.