Índice geral Esporte
Esporte
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Histórias cruzadas

Palmeiras faz o 3º duelo decisivo contra o Coritiba em um ano e meio; agora, contra o rebaixamento

DE SÃO PAULO

O maior vexame do Palmeiras nos últimos anos teve o Coritiba como um personagem determinante. A alegria mais importante também.

Pela terceira vez em um ano e meio, os caminhos dos dois clubes se cruzam em uma hora decisiva.

Ao contrário dos encontros anteriores, este não vale classificação nem título. Vale, sim, a sobrevivência na elite do futebol brasileiro.

Palmeiras e Coritiba fazem em Araraquara um confronto direto com pinta de decisão contra o rebaixamento.

O time do Paraná ocupa a 16ª colocação e é o primeiro fora da zona de descenso. A equipe de São Paulo, antepenúltima na tabela, está dentro do grupo do desespero.

Hoje, seis pontos separam as duas equipes. Diferença que pode chegar a nove e tornar-se improvável de ser descontada nas nove rodadas finais caso o Coritiba vença.

E nem precisa ser uma vitória acachapante como a do encontro que criou a rivalidade recente entre os times.

Em maio do ano passado, o Palmeiras saiu derrotado por 6 a 0 do Couto Pereira no primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil. A goleada fez o clube mergulhar em uma pesada crise e por pouco não custou o emprego do então comandante da equipe: Luiz Felipe Scolari.

A revanche demorou mais de 12 meses para acontecer. Os dois times se encontraram na final do mesmo campeonato. Após um empate na segunda partida, o Coritiba viu o adversário levantar o troféu dentro de sua casa.

A conquista da Copa do Brasil encerrou um jejum palmeirense de quatro anos sem títulos e 12 anos sem conquistas de competições nacionais.

"O fato de o adversário ser o Coritiba é uma obra do acaso. Nossa luta seria contra o primeiro time fora da zona de rebaixamento, que, coincidentemente, é o Coritiba", disse o técnico Gilson Kleina.

"É bom pelo fato de já conhecermos o time deles, mas resultados anteriores não entram em campo", afirmou.

Para completar, o Palmeiras anunciou como primeiro reforço para 2013 um jogador do adversário de hoje.

É o lateral direito Ayrton, 27. Tanto o Londrina, dono dos direitos econômicos do atleta, quanto o Coritiba, para quem está emprestado até dezembro, negam o acerto.

"Ele estará conosco a partir do ano que vem. Por causa de uma lesão, não vai jogar contra a gente, mas é até bom que isso tenha acontecido", declarou o vice-presidente Roberto Frizzo.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.