Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Líder depois de 15 GPs, Alonso 'reinicia' campeonato na Coréia

F-1
A cinco provas do fim, ferrarista tenta frear reação de Sebastian Vettel

Diego Azubel/Efe
Ferrari do espanhol Fernando Alonso no circuito coreano
Ferrari do espanhol Fernando Alonso no circuito coreano

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A YEONGAM

Depois de 15 etapas e 375 pontos já disputados, o Mundial de F-1 começa agora. É desta maneira que Fernando Alonso abre, na próxima madrugada, com o GP da Coreia do Sul, às 3h (de Brasília), o que apelidou de "playoffs".

Com cinco provas para o fim da temporada, no Brasil, em 25 de novembro, e apenas quatro pontos separando o ferrarista e Sebastian Vettel na ponta, a disputa pelo título de 2013 virou um mata-mata, no qual qualquer ponto ganho ou perdido será crucial.

"Agora nós começamos do zero. No fim, o vencedor vai ser quem tiver feito um ponto a mais que os outros, e este é nosso objetivo", disse o espanhol. "Para isso, precisamos de um bom carro, não cometer erros e torcer para que os erros dos outros não acabem nos afetando", completou Alonso, que, apesar da liderança, é quem mais precisa de um bom resultado.

Desde a volta das férias de verão, no GP da Bélgica, o ferrarista viu sua vantagem na ponta despencar. Nas últimas quatro provas somou 30 pontos contra 68 de Vettel, principal ameaça hoje.

"Temos que aproveitar o momento. Chegamos para esta corrida depois de dois excelentes resultados e estamos em busca de mais um", afirmou Vettel, que vem de vitórias em Cingapura e Japão.

Pior para Alonso, o crescimento do rival da Red Bull na segunda parte do Mundial é uma tendência que vem desde 2009, quando o alemão ficou com o vice-campeonato.

Naquele ano, Vettel fez 39 pontos na primeira parte do ano contra 45 na segunda -o sistema de pontuação dava dez pontos ao vencedor.

Em 2010, quando foi campeão pela primeira vez, o mesmo se repetiu. Foram 115 pontos nas nove primeiras etapas e 141 nas restantes.

Apenas no ano passado Vettel teve desempenho um pouco inferior na parte final, o que se explica pelo início avassalador: seis vitórias e três segundos lugares nas primeiras nove corridas.

"Se é uma tendência, não sei dizer. Vai ver estou melhor agora porque me diverti bastante nas férias de verão e talvez devesse ter feito isso no inverno, antes de o Mundial começar", brincou Vettel. "O fato é que neste ano as coisas estão mudando de repente. Temos de manter o foco."

NA TV
GP da Coreia do Sul
3h (de amanhã) Globo

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.