Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Personagem clássico de gibi troca o boxe pelo vale-tudo

Divulgação
Ilustrações da nova versão de Joe Palooka, que após 91 anos de história troca de esporte
Ilustrações da nova versão de Joe Palooka, que após 91 anos de história troca de esporte

DE SÃO PAULO

Personagem clássico dos quadrinhos, já publicado em 900 jornais dos Estados Unidos e que frequentou bancas brasileiras, Joe Palooka, aos 91 anos, migrou do ringue de boxe para a arena de MMA (artes marciais mistas).

O gibi, com o personagem totalmente remasterizado, passa a ser publicado em dezembro, nos EUA. A transição tem a ajuda de lutadores do UFC, que trazem a marca Joe Palooka em seus calções.

O Joe Palooka original foi criado em 1921 pelo cartunista Ham Fischer. Publicado pela primeira vez em 1930, esteve entre os cinco personagens mais populares dos quadrinhos nos anos 40 e deu origem a programas de rádio e TV e vários filmes.

O enredo do gibi girava em torno de um boxeador bom-moço que viajava pelo mundo, sempre metido em aventuras. No auge da carreira, Palooka chegou a ser coroado campeão mundial pesado.

Porém, com o passar do tempo, as suas aventuras deixaram de ser publicadas.

Meses atrás, Joe Antonacci, anunciador de ringue de eventos de boxe e de MMA, que na infância vibrava ao acompanhar suas histórias nas tirinhas de jornais, soube que os direitos do personagem estavam disponíveis. Ele aproveitou e os comprou.

"Amo o MMA e o fato de ter criado o primeiro gibi dedicado ao MMA. Reinventei totalmente o personagem", declarou Antonacci à Folha.

Depois de reapresentarem o personagem ao público, agora como lutador de MMA, o roteirista Mike Bullock e Antonacci prestarão homenagem ao Brasil, que reconhecem ser o berço da modalidade, com uma aventura de seu herói ambientada no país.

"Eu amava [Ayrton] Senna na F-1, amava Pelé no futebol. E amaria ter um personagem brasileiro em Joe Palooka, especialmente se for um mentor ou um amigo para o Joe", afirma Antonacci. (EO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.