Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mesmo líder, Fluminense pena para encher estádios

DE SÃO PAULO

O líder disparado do Campeonato Brasileiro tem apenas a 13ª melhor média de público entre os 20 clubes. Sem o Maracanã, o Rio tem sobrecarregado o Engenhão, e a média de público dos cariocas despencou em 2012.

O Fluminense, com sua campanha quase impecável, atrai em média 9.710 pagantes por partida -contra 14.754 no total do ano passado.

Logo abaixo dele está o Botafogo, 14º neste ranking e com média de 9.446 (15.979 em 2011). O Vasco está ainda mais abaixo, com 8.113 pessoas, longe dos 16.889 pagantes que atraiu em 2011.

O Flamengo é o melhor carioca da lista, oitavo colocado, com média de 13.183 (ano passado foi de 20.117).

"O fato de não ter estádio, não ter um lugar fixo, pesa. Já jogamos em São Januário, Volta Redonda, é difícil o torcedor se acostumar", disse à Folha o presidente do Fluminense, Peter Siemsen.

Administrado pelo Botafogo, o Engenhão se tornou a casa do futebol do Rio após o fechamento do Maracanã. Com tantas partidas, a arena tornou-se uma das mais utilizadas no Brasileiro, prejudicando o gramado e arrancando críticas dos clubes.

O Botafogo então endureceu o uso da arena aos rivais Fluminense e Flamengo.

O Fluminense, por exemplo, tentou jogar contra a Ponte Preta, mas recebeu um não. No ofício que confirma a mudança do jogo de Volta Redonda para São Januário, o motivo vem sob o timbre da CBF: "Melhor expectativa de público e renda".

A previsão de entrega do Maracanã é em fevereiro de 2013. O governo do Rio lançará edital para a privatização de administração do estádio: Flamengo e Fluminense já manifestaram interesse.

Os paulistas, apesar da liderança corintiana no ranking, também têm sofrido. Dos quatro clubes que menos atraem torcida, três são paulistas: Santos, Ponte Preta e Portuguesa. (LR)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.