Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Degrau faz CBF criar comissão às pressas

SANTOS
Órgão criado para inspecionar arenas ainda tem atribuições indefinidas; Vila é interditada após incidente

MARCEL RIZZO
DE SÃO PAULO

O degrau no estádio da Vila Belmiro que impediu a entrada de uma ambulância, na quarta-feira, para atender ao zagueiro Rafael Marques, do Atlético-MG, motivou a criação da Comissão Nacional de Inspeção aos Estádios.

O presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), José Maria Marin, ficou irritadíssimo ao ser pego de surpresa em pergunta feita em entrevista coletiva, anteontem, no Rio, sobre o ocorrido. Ele teve que admitir que não sabia do caso.

Na mesma tarde, encomendou ao departamento de competições a criação da comissão, que não estava nos planos da entidade para 2012.

"A ideia nasceu ontem [anteontem], o presidente [Marin] ficou preocupado com o ocorrido, achou inadmissível a demora no socorro", disse o diretor jurídico da CBF, Carlos Eugênio Lopes.

O assunto degrau e ambulância também protagonizou o encontro que Marin com representantes do Ministério Público, no mesmo dia em que o presidente foi pego de surpresa na entrevista. Logo depois dessa reunião, a CBF anunciou a comissão.

Ainda há vários pontos que serão discutidos, já que a criação foi feita às pressas.

Por exemplo: não foi definido o número de membros da comissão nem quais conhecimentos técnicos cada um precisa ter. A resolução cita segurança, conforto, condições de utilização e manutenção dos estádios como pontos que serão avaliados.

Também não há regras específicas sobre quais estádios serão vistoriados.

Segundo Lopes, terão de passar pela vistoria campos que tiverem jogos de campeonatos sob a coordenação da CBF -Campeonato Brasileiro das quatro Séries, Copa do Brasil, competições femininas e torneios de base.

Hoje, a CBF exige que as federações locais façam vistorias no início da temporada para a liberação das arenas. O laudo precisa ter o aval da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Vigilância Sanitária e da Defesa Civil.

As inspeções da CNIE devem complementar essa e avaliar também mais quesitos, como gramado, cabines de imprensa, entre outros.

INTERDITADO

O presidente do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), Flavio Zveiter, acatou pedido da Promotoria e interditou a Vila Belmiro atá que o problema de acesso ao gramado seja resolvido.

O Santos já começou ontem uma reforma para a abertura de espaço e de um portão que possibilite a uma ambulância entrar no campo já na próxima partida que o clube faria na Vila, no dia 25, contra o Náutico.

Mesmo assim, a CBF deve remarcar esse confronto para outro estádio. Se o STJD aceitar o laudo sobre o novo acesso, a liberação do estádio do clube valerá para as duas partidas finais do Santos em casa no Brasileiro.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.