Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Foco

Clube de Belarus vira instrumento de propaganda da ditadura de Lukashenko

ELIANO JORGE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Surpresa da Copa dos Campeões, líder do Grupo F, o Bate Borisov é também instrumento de propaganda política do ditador de Belarus, Alexander Lukashenko, que está no poder há 18 anos.

A equipe, que hoje enfrenta o Valencia pelo torneio continental, tem sido frequentemente elogiada por Lukashenko, que também tem ajudado o clube a construir seu estádio.

O ditador tem usado o futebol -e outras modalidades esportivas, como o tênis, no qual a bielorrussa Victoria Azarenka lidera o ranking feminino- para se capitalizar politicamente, para minimizar os efeitos da conduta repressiva de seu governo e para defender-se de acusações de fraude eleitoral.

Lukashenko entende que o trinfo esportivo pode render-lhe dividendos e, por causa disso, teve um ataque de fúria quando a seleção nacional sofreu, no dia 12, uma goleada de 4 a 0 da Espanha, atual campeã mundial.

"Nossa equipe, desculpe o vocabulário, foi uma merda", afirmou. "Nunca tinha visto uma desgraça tão grande para nossa nação".

Em seguida, Belarus venceu a Geórgia por 2 a 0, com um gol do brasileiro Renan Bressan, 23, naturalizado bielorrusso e jogador do Bate Borisov.

À Folha o meia disse que a reclamação de Lukashenko "foi uma motivação a mais" para os jogadores.

"Várias pessoas o criticaram também [pelas declarações]. Aqui tem muita gente que o ama e muita gente que o odeia", diz. "Não o conheço. Respeito, sei que ele tem muita autoridade no país".

Bressan minimizou o episódio. "Em qualquer lugar, é assim. O Lula uma vez não criticou a seleção brasileira? Normal, não tem resultado, vai criticar", completou.

O catarinense, no entanto, motivou telefonema elogioso do ditador para a seleção sub-23. Foi de Bressan o gol na derrota para o Brasil por 3 a 1, na Olimpíada de 2012.

COPA DOS CAMPEÕES

O próprio Renan diz que é difícil explicar a boa fase do Bate na Copa dos Campeões -o time já derrotou o francês Lille e o alemão Bayern de Munique. "Nem o presidente nem o treinador conseguem."

Entre os jogos de hoje da competição, o destaque fica para a partida entre Chelsea e Shakhtar Donetsk. Os ingleses e os ucranianos dividem a liderança do Grupo E, com quatro pontos.

O Barcelona, líder do Grupo G, com seis pontos, também entra em campo e pega o Celtic, o segundo colocado.

NA TV
Barcelona x Celtic
16h45 ESPN Brasil e Esporte Interativo

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.