Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Pré-venda de bilhete de torneio será às cegas

2013
Empresa de cartão de crédito comercializará ingressos antes de definição de partidas da Copa das Confederações

BERNARDO ITRI
DO PAINEL FC
MARCEL RIZZO
DE SÃO PAULO

As pessoas que comprarem os primeiros ingressos disponíveis para a Copa das Confederações-2013 não saberão a quais partidas assistirão.

A Visa, patrocinadora da competição, promoverá uma pré-venda das entradas para os seus clientes entre os dias 21 e 30 de novembro.

Os torcedores que adquirirem entradas dessa leva não saberão quais seleções eles poderão ver, uma vez que o sorteio da tabela do torneio só acontece no dia 1º de dezembro, em São Paulo.

A empresa argumenta que os jogos do Brasil da primeira fase já estão definidos, de acordo com a tabela já divulgada pela Fifa.

Assim, o torcedor poderá comprar as entradas para o jogo da seleção, mas não saberá quem são os adversários do Brasil nem as seleções das nove partidas restantes da primeira fase -e mais os quatro duelos da fase final.

Na competição de 2013, além do Brasil, estão confirmados Itália, Espanha, Uruguai, México, Japão e Taiti. Ainda está em aberto a vaga de uma seleção africana.

Os ingressos a serem comercializados nessa venda antecipada não abrangem todos os setores dos estádios da Copa das Confederações.

Nessa leva, só serão disponibilizadas entradas para os assentos mais caros dos estádios. Estarão disponíveis os setores 1, 2 e 3. Os ingressos do setor 4, mais popular, só serão comercializados quando iniciar a venda comum.

Esse fato impossibilita que as pessoas que têm direito à meia-entrada, conforme rege a Lei Geral da Copa, comprem seus bilhetes na pré-venda.

Estão excluídos, portanto, estudantes, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e beneficiários de programas sociais do governo federal.

A Fifa e a Visa afirmam que os detalhes sobre os ingressos -sejam os da pré-venda, sejam os da venda- serão divulgados no próximo dia 8 de novembro.

Na data, o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, que estará em São Paulo, também informará o preço das entradas e confirmará as cidades-sedes (Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, que corre o risco de ficar de fora, Rio e Salvador).

PROCON

O assessor-chefe do Procon de São Paulo, Renan Ferraciolli, diz que a permissão para a venda antecipada de produtos para determinados grupos de consumidores, como acontecerá na Copa das Confederações-2013, é uma questão controversa.

"A lei do consumidor entende que não é permitido você se recusar a vender determinado produto para um consumidor que tenha, por exemplo, um cartão diferente daquele determinado. Mas esse não é um consenso", afirma Ferraciolli.

O Procon tem uma ação na Justiça contra a empresa de entretenimento Time For Fun, que costuma organizar shows de grande porte e abre pré-venda para consumidores que tenham determinados cartões de crédito.

"O juiz, numa primeira decisão, entendeu que a pré-venda é válida desde que não esgote os setores que estão sendo vendidos, ou seja, que outros consumidores tenham direito de comprar o mesmo produto posteriormente", explica Ferraciolli. O Procon recorreu à sentença.

Há também um projeto de lei na Assembleia Legislativa de São Paulo que propõe a regulamentação da venda antecipada de ingressos para eventos.

"Mas haveria alguns pré-requisitos, como anunciar quantos ingressos estão sendo negociados nessa pré-venda e quantos irão sobrar para a venda posterior", informa Ferraciolli.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.