Índice geral Esporte
Esporte
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Itaquerão real

Após a Copa do Mundo, estádio do Corinthians terá inspiração nas arenas de futebol americano, capacidade reduzida e até 16 tipos de ingresso

MARTÍN FERNANDEZ
RODRIGO MATTOS
DE SÃO PAULO

Até 9 de julho de 2014, o Itaquerão será um: capacidade para 68 mil pessoas, telões nas arquibancadas laterais, 3.000 lugares para a imprensa, largos corredores para abrigar a presença de convidados e todas as exigências da Fifa atendidas.
Depois dessa data, que marca a disputa do último dos seis jogos que acontecerão em São Paulo na Copa do Mundo (uma das semifinais), o estádio será outro.
Após despachar funcionários para conhecerem o funcionamento de estádios na Europa e nos EUA, o Corinthians decidiu apostar no modelo americano de exploração de arenas esportivas.
Na prática, o Itaquerão será muito mais parecido com o Cowboys Stadium, do time de futebol americano Dallas Cowboys, do que com o Emirates, do Arsenal, ou com o Camp Nou, do Barcelona.
Apesar da pressão da torcida, a capacidade do estádio vai cair para 45 mil ou 48 mil lugares. O clube não vê motivos para bancar o alto custo de manutenção dos 68 mil assentos da Copa do Mundo.
Hoje, no Pacaembu, são quatro tipos de ingresso, que custam de R$ 30 a R$ 180.
Recentemente, nas partidas da Libertadores, o clube cobrou de R$ 50 a R$ 500.
Segundo a Folha apurou, haverá 16 tipos de bilhete à venda para os jogos do Corinthians a partir de 2014.
Dependendo do lugar no estádio, da proximidade do campo e dos serviços oferecidos, alguns vão custar menos do que os mais baratos de hoje. O pacote mais caro vai dar direito a assistir até ao aquecimento dos jogadores do Corinthians antes do jogo.
A intenção do departamento de marketing corintiano é encher o estádio de restaurantes, bares e atrações para entreter o público antes e durante as partidas do time.
Também haverá lojas e "lounges", cujos "naming rights" o clube pretende vender para empresas de alimentação ou bebida, como ocorre nos estádios da NFL, a liga de futebol americano.
Como o estádio fica longe do centro (a cerca de 20 quilômetros), a expectativa é que os torcedores cheguem cedo e se ocupem. E consumam.
A estimativa do clube é de que, para cada R$ 1 gasto com bilheteria, o torcedor gaste pelo menos outros R$ 4 depois que entrar na arena.
Serão 80 camarotes, todos decorados pelo Corinthians. Quem comprá-los poderá pôr, no máximo, uma placa.
O clube vai instalar ainda entre 1.500 e 2.000 telas de LED no estádio, para que seja possível acompanhar o jogo de qualquer lugar.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.