Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Juca Kfouri

O primeiro UFA!

O Corinthians fez o fundamental: ganhou. E mostrou que sofrerá muito para ser campeão

PARECEU FÁCIL. Mas só no primeiro tempo.
O Corinthians fez 2 a 0 com menos de cinco minutos de jogo, graças aos gols de Paulinho, com a valiosa colaboração do pivô Liedson, e de Emerson, que deveria estar suspenso, mas que pôde jogar graças ao efeito suspensivo que a caricata Justiça esportiva nacional sempre concede nessas horas.
E o líder do Brasileirão, agraciado com a ridícula apresentação do Fluminense na noite anterior, fez gato e sapato do desesperado Furacão, rumo à segunda divisão.
Se o Fluminense mereceu levar de cinco do ex-
-lanterna do Campeonato Brasileiro no Engenhão que estava tão lotado como o Pacaembu ontem, o Corinthians por pouco não amargou o empate no segundo tempo, graças a um gol em impedimento de Paulo Baier, também logo no recomeço do jogo, e às duas bolas em suas traves, uma de Nieto, outra do próprio Baier.
Já foi escrito aqui que se o Corinthians ganhar o pentacampeonato, algo não só possível como cada vez mais provável, será na base do sufoco, do sofrimento e, até, de boa dose de irritação.
Porque é claro que um time em vias de ser campeão deveria ter um mínimo de controle para, diante de sua torcida e com uma vantagem confortável contra um adversário nitidamente inferior, saber administrar a vitória, tocando a bola, valorizando sua posse e explorando o desespero do rival.
Mas, qual.
Foi o time paranaense quem ganhou o meio de campo no segundo tempo e explorou a inquietação alvinegra, incapaz de se impor como um autêntico campeão, com um mínimo de padrão.
Desnecessário lembrar mais uma vez, para ser justo, o que já se tornou um mantra deste campeonato: nenhum dos 20 participantes tem tamanha autoridade, a ponto de o América-MG ser capaz de ganhar com facilidade do Vasco e do Fluminense (duas vezes) e derrotar também o líder.
A próxima batalha será em Fortaleza, sem Paulinho, contra um Ceará incapaz de ganhar, em casa, até dos reservas do Santos.
Mas quem há de dizer que será fácil, ou que não haverá batalha alguma, como em Itararé?
Faltam quatro aflitivos passos: Ceará, Galo, Figueirense (!!!) e Palmeiras.
Será preciso ter nervos de aço.
Para não ter que secar o Vasco, que terá o Palmeiras fora, o Avaí, o Flu e o Fla, todos no Rio. Vasco que, aliás, não sofreu para bater no Botafogo.

blogdojuca@uol.com.br

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.