Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

NBA pode cancelar toda a temporada

BASQUETE
Sem acordo, locaute pode afetar a qualidade da Olimpíada de Londres, em 2012

DE SÃO PAULO

Mais uma vez o encontro entre atletas e cartolas da NBA não resultou em um acordo, e o locaute (greve dos proprietários) continua.
A proposta oferecida pelos dirigentes de dividir os lucros em 50% para cada uma das partes foi novamente rejeitada pelo sindicato dos atletas.
A diferença desta vez é que os atletas disseram que agora vão procurar a Justiça, o que deve provocar o cancelemanto de toda a temporada.
David Stern, o chefe da NBA, afirmou que a decisão dos atletas é uma tragédia e uma irresponsabilidade.
A paralisação definitiva da temporada pode prejudicar muito a preparação das seleções para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
Com o impasse ainda pendente, muitos jogadores permanecem sem clube.
No Brasil, Leandrinho foi o único jogador da NBA que conseguiu um novo clube -o Flamengo- para se manter em atividade. Já os pivôs Anderson Varejão, Nenê e Thiago Splitter permanecem com o futuro indefinido.
Além da questão técnica, outro problema pode afetar as seleções em Londres-2012: o pagamento do seguro dos atletas da NBA. Os times nacionais já tiveram que lidar com o aumento substantivo dos seguros de suas estrelas para tê-las durante os Pré-Olímpicos continentais.
"A única diferença entre uma situação de locaute e uma de não locaute é que teremos que pagar mais pelos seguros", disse Jean-Pierre Siutat, presidente da federação francesa, em julho, antes do Pré-Olímpico europeu. "Considerando que temos seis jogadores na NBA, teremos que pagar um grande montante de dinheiro."
A federação espanhola disse que teve que despender US$ 5,7 milhões nos seguros das estrelas da NBA Pau e Marc Gasol, Rudy Fernandez, Jose Calderon e Ricky Rubio para tê-los na seleção.
Numa situação normal, um acordo firmado entre a Fiba (Federação Internacional de Basquete) e a NBA garante uma negociação coletiva que rebaixa o valor do seguro.
Mas, com o locaute, o acordo está suspenso e cada federação terá que negociar separadamente os seguros para ter seus astros em Londres-12.
"É possível que, devido ao locaute, o basquete não seja o principal esporte coletivo da Olimpíada", declarou o esloveno Bostjan Nachbar, ex-atleta da NBA, à ESPN.

Com as agências de notícias

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.