Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mano faz de Olimpíada a prioridade

SELEÇÃO
Técnico usará amistosos para treinar atletas com até 23 anos

SÉRGIO RANGEL
ENVIADO ESPECIAL A DOHA

O técnico Mano Menezes vai mudar o foco da seleção brasileira no próximo ano.
O principal objetivo do treinador no primeiro semestre de 2012 será preparar o time para a disputa dos Jogos de Londres. A medalha de ouro olímpica é o único título que o Brasil não conquistou.
Mano já reservou os meses de março, abril e maio para fazer um "vestibular" olímpico com os atletas que atuam no Brasil. A CBF deverá realizar pelo menos uma partida nesses meses no país, com jogadores de até 23 anos.
A reta final do trabalho vai ser em junho e julho, quando a comissão técnica vai usar as quatro partidas agendadas pela Fifa. Os Jogos Olímpicos começam no dia 27 de julho.
O treinador já negocia com os clubes do exterior a liberação dos atletas. No torneio olímpico, as seleções só podem contar com três atletas acima do limite de idade.
Do grupo que participou da última excursão da seleção no ano, o goleiro Neto, o meia Dudu, o volante Sandro e os laterais Alex Sandro e Fábio têm idade olímpica.
Alex Sandro foi o destaque do grupo. Mas Dudu e Sandro agradaram também o treinador. Já Neto ficou no banco nas duas vitórias -Gabão e Egito, ambas por 2 a 0. Fábio decepcionou em Libreville. Ele não conseguiu segurar os fracos atacantes do Gabão.
"Temos uma dificuldade de reunir a seleção olímpica na sua totalidade. Por isso, optamos por fazer de forma paralela com a principal. Já temos boas definições. O torcedor pode ficar tranquilo que a nossa representação na competição será muito boa", afirmou Mano Menezes.
Anteontem, a seleção brasileira fechou a temporada com vitória sobre o Egito.
Com a série de cinco triunfos seguidos contra adversários intermediários ou desconhecidos, Mano conseguiu aliviar a pressão do início do ano. Até agosto, a seleção já havia perdido para França e Alemanha, e tinha sido eliminada da Copa América.
O treinador ainda não definiu os três jogadores que vai convocar para os Jogos de Londres com idade acima de 23 anos. Porém Daniel Alves, Thiago Silva e Lucas Leiva são os preferidos de Mano.
Na próxima semana, ele deve se reunir com o presidente da CBF para tratar sobre o calendário da seleção.
Em 2012, Mano quer que a equipe jogue mais com adversários asiáticos. Japão e Coreia do Sul são os oponentes preferidos do treinador.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.