Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Racismo agora é ameaça a Blatter

FIFA
Declaração de cartola revolta a Inglaterra e provoca bate-boca com astro do Manchester

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Joseph Blatter, presidente da Fifa, após sofrer com denúncias de corrupção na entidade máxima do futebol, agora tem o racismo como uma ameaça à sua carreira.
Uma declaração do dirigente anteontem na TV gerou grande polêmica, em especial na Inglaterra, país onde o cartola tem sido mais cobrado.
Blatter sugeriu que ofensas racistas em campo poderiam ser rapidamente esquecidas com um aperto de mão.
O primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse que a sugestão de Blatter foi "terrível". Já o ministro dos Esportes do Reino Unido, Hugh Robertson, disse que Blatter precisa sair [da Fifa] "pelos interesses do esporte".
"Esse é o mais recente caso que nos leva a questionar se este homem deve estar à frente do futebol mundial. Pelos interesses do jogo, ele deveria sair", disse Robertson.
A União Europeia, por intermédio de seu porta-voz, Dennis Abbott, considerou a declaração como "completamente inaceitável".
Andrew Cole, ex-atacante do Manchester United, da seleção inglesa e negro, escreveu em sua coluna que o presidente da Fifa foi "burro" e um "bufão sem relações".
Algumas outras declarações de Blatter já tinham gerado certa polêmica. Ele sugeriu que as jogadoras de futebol usassem calções mais curtos e que torcedores gays deveriam evitar sexo durante a Copa de 2022 no Qatar.
O dirigente suíço tem tentado melhorar a imagem da Fifa após seguidos casos de corrupção e de dirigentes do alto escalão da entidade acusados de receber propina.
Na Inglaterra, as autoridades estão investigando dois casos de racismo envolvendo jogadores de Chelsea e Liverpool em partidas do Inglês.
O primeiro-ministro britânico afirmou que "não é momento de complacência" na campanha contra o racismo.
"É terrível sugerir que o racismo deve ser aceito de qualquer forma como parte do jogo. Muito trabalho tem sido feito contra o racismo em vários aspectos da nossa sociedade", afirmou Cameron.
Zagueiro do Manchester United e também da seleção inglesa, Rio Ferdinand, discutiu a questão com Blatter pelo Twitter, em um caso singular de bate-boca entre um jogador e um dirigente.
Ferdinand, na tentativa de defender os jogadores negros, julgou o ponto de vista de Blatter como "tão condescendente quanto ridículo".
Ferdinand, cujo irmão Anton teria sido ofendido racialmente por Terry, escreveu mensagem sarcástica após o site da Fifa publicar foto de Blatter com Tokyo Sexwale, político sul-africano e ex-prisioneiro na Robben Island.
"O homem negro a que você se referiu tem nome: Tokyo Sexwale", escreveu Blatter diretamente para Ferdinand.
"Fizemos várias atividades juntos na luta contra o racismo na África do Sul", também escreveu Blatter no Twitter.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.