Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Centenário, clássico tem 1º duelo entre Pato e Neymar

PAULISTA Santos e Corinthians se enfrentam hoje, às 16h, no Morumbi

FABIO LEITE RAFAEL VALENTE DE SÃO PAULO

No ano em que Santos e Corinthians completam cem anos de rivalidade, os clubes apostam em duas jovens estrelas do futebol nacional, outrora considerada a dupla de ataque ideal da seleção para a Copa do Mundo de 2014.

Neymar e Alexandre Pato são os protagonistas do encontro de hoje no clássico que já teve, desde 1913, Pelé x Rivellino, Serginho Chulapa x Sócrates e Giovanni x Marcelinho Carioca. O jogo é às 16h no Morumbi, pelo Paulista.

Os atacantes já atuaram seis vezes juntos como titulares da seleção principal -formavam uma das duplas de ataque preferidas de Mano Menezes. Nesta tarde, enfrentam-se pela primeira vez. E em momentos distintos.

Sem histórico de lesões, apesar do número de faltas que recebe, Neymar, 21, é titular incontestável da seleção e do Santos. Viu seu o rendimento cair nas últimas partidas ao passo que as críticas aumentaram -até de Pelé.

Com frequência, Neymar tem o nome citado em negociações milionárias para clubes europeus, mas diz que permanecerá no Santos até a Copa de 2014. Para o torcedor santista, a promessa é um alento, já que o time é refém do desempenho de seu astro.

Quando o ídolo jogou mal, o Santos perdeu em 2013.

Na última partida, o camisa 11 cumpriu suspensão automática e o time penou para vencer o XV de Piracicaba por 2 a 1, na Vila Belmiro.

"É raro você ver Neymar jogar no nível que jogou [mal]. E, com certeza, duas ou três partidas seguidas ele não joga [num nível] mais ou menos. Ele está com uma fome incrível para o clássico", disse o técnico Muricy Ramalho.

O camisa 7 corintiano segue trajetória oposta à do atacante santista. Após deixar o país com 17 anos para atuar no poderoso Milan, Pato, 23, sofreu uma série de lesões que o afastaram dos gramados e da seleção brasileira, onde parecia ter vaga cativa.

Encostado na equipe italiana, o atacante voltou ao Brasil após numa negociação de R$ 40 milhões para tentar pôr fim a uma série de lesões e reconquistar seu espaço.

"Neymar vem de uma sequência de jogos, e o Pato vem de uma sequência de lesões", comentou o meia corintiano Renato Augusto. "Pato está recuperando o ritmo e tem muito para evoluir."

Ao contrário do Corinthians, que joga no meio de semana no México pela Libertadores, o Santos tem o Estadual como preocupação exclusiva até aqui e vislumbra a conquista do tetracampeonato -feito inédito entre os principais rivais paulistas.

"Existe a rivalidade, e ninguém pensa em viagem [ao exterior] nessa hora. Hoje, os clubes querem ganhar tudo", afirmou anteontem o técnico santista, Muricy Ramalho.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página