São Paulo, quinta-feira, 01 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiros bem cotados amargam desistência e distância do pódio

DA REPORTAGEM LOCAL

Os brasileiros que despontavam como candidatos ao pódio da 84ª edição da São Silvestre decepcionaram ontem.
Enquanto os africanos disparavam na prova masculina, o mineiro Franck Caldeira, campeão em 2006, abandonava antes do km 10 do percurso devido a dores abdominais. Segundo seu médico, Henrique Vianna, o atleta voltou ao hotel. "Nem falei com ele", declarou.
Terceiro colocado na Volta da Pampulha-2008 -vencida pelo queniano Nicholas Koech, sexto ontem-, Caldeira era a grande aposta do país após Marilson Gomes dos Santos, principal fundista brasileiro, ter ficado de fora por conta de lesão.
Também cotado para o pódio, Giomar Pereira da Silva, atual líder do ranking da Confederação Brasileira de Atletismo entre os corredores de rua, foi somente o nono colocado.
Já entre as mulheres, Maria Zeferina Baldaia, ganhadora da disputa em 2001, terminou na 12ª colocação, com o tempo de 55min04s, quase quatro minutos atrás da etíope Yimer Wude Ayalew, vencedora da corrida.
Baldaia destacou o fato de a corrida não ter sido vencida por uma queniana -o Quênia tem seis vitórias na prova feminina, enquanto o Brasil registra cinco, desde fase internacional (1945). Vinda de uma conquista na Meia-Maratona de Stramilano, a mineira aprovou seu desempenho ontem. (GB, MB E RC)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.