São Paulo, domingo, 01 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santos põe à prova Ituano e desgaste

Técnico culpa falta de preparo físico por mau desempenho no 2º tempo dos 3 primeiros jogos no Estadual

CAROLINA ARAÚJO
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de ceder o empate no último minuto da partida contra o Mirassol (1 a 1), o Santos enfrenta hoje, às 19h10, não só o Ituano, em Itu, mas também o vilão da equipe nas primeiras partidas: o cansaço.
O desgaste físico foi o motivo alegado pelo técnico Márcio Fernandes para a queda de rendimento do alvinegro no segundo tempo da última partida. Nas vitórias diante de Guaratinguetá (2 a 0) e Noroeste (2 a 1), a falta de ritmo após o intervalo também foi evidente.
Nos primeiros dias de trabalho, o treinador dizia que o desgaste físico era normal depois da volta das férias. Mas, após três jogos, Fernandes já admite que o problema pode atrapalhar o desempenho da equipe.
"Ainda não estamos bem fisicamente. É um sinal de alerta, porque o campeonato é curto e não podemos perder mais pontos por isso", afirmou o treinador do Santos, que avalia que, em confrontos diante de times pequenos, a defasagem física é ainda mais evidente.
"Tem equipe que está treinando desde outubro. Às vezes a qualidade técnica supera o físico, mas não podemos esperar por isso sempre", disse.
O Santos começou sua pré-temporada no dia 7 de janeiro. Dos demais favoritos ao título do Campeonato Paulista, somente o Corinthians começou a trabalhar em dezembro.
O líder Palmeiras iniciou suas atividades na mesma semana do time litorâneo, enquanto o São Paulo foi a treino no dia 12 de janeiro.
Contudo a opinião do treinador sobre as dificuldades físicas do grupo divide o elenco.
Para o zagueiro Adaílton, o assunto só veio à tona em virtude do empate no instantes finais do duelo contra o Mirassol.
"Estão falando muito nessa questão física. Mas eu discordo, porque fazemos um trabalho de excelência. Quando viramos a partida contra o Noroeste, ninguém falou em preparo físico. Agora, parece que caímos do céu ao inferno", afirmou.
Já o capitão Fábio Costa acha que o problema é a combinação entre insuficiência física e ansiedade. "A gente quer definir os jogos rápido, mas, no início da temporada, as pernas ainda estão pesadas", falou o goleiro, que pediu desculpas pelo gol que levou na última quinta.
O duelo de hoje pode marcar a estreia do meia-atacante Bolaños. O equatoriano será opção para entrar no decorrer da partida. Márcio Fernandes optou por manter Roni e Kléber Pereira como dupla de ataque.
Na zaga, Fabão e Adaílton também serão mantidos. Fabiano Eller e Domingos ainda não foram liberados pelo departamento médico -eles nem viajaram com a equipe da Vila Belmiro para Itu.


NA TV - Ituano x Santos
Sportv, ao vivo, às 19h10



Texto Anterior: Presidente espera por negócio justo
Próximo Texto: No rival: Treinador joga ameaçado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.