UOL


São Paulo, sábado, 01 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Emissora aceita cortar "Jornal Nacional" e nova novela para transmitir Palmeiras x Corinthians, na quarta, às 21h

Clássico altera horário nobre da Globo

DA REPORTAGEM LOCAL

A novela "Mulheres Apaixonadas", cujos capítulos têm se alongado a mais de uma hora, será ceifada para 25 minutos. O "Jornal Nacional" perderá 10 dos 40 minutos. E o boletim diário do "Big Brother" cairá à metade na grade da Globo na quarta-feira. Razão: Palmeiras x Corinthians.
A emissora não mostrou nenhum jogo do Paulista-03 nesse dia da semana, mas, temendo uma audiência recorde do SBT, alterou a programação para exibir a semifinal, marcada pela Federação Paulista para as 21h.
A FPF fechou contrato com o SBT para o torneio e tem marcado as partidas para horários que afetam a grade tradicional da Globo.
Nos jogos de meio de semana, a emissora carioca costuma mostrar partidas às 21h40, horário muito criticado por prejudicar os torcedores que vão aos estádios.
Neste ano, em meio a uma intensa batalha jurídica com o SBT pelos direitos do Paulista, a Globo apenas mostrou o futebol paulista aos sábados, às 16h, e domingos, às 11h -alguns pouco atrativos, como Ituano x Guarani.
O único clássico da competição até agora, Santos x São Paulo, foi exibido pelo SBT e pela Record -a Globo repassou direitos à segunda para não permitir a exclusividade do maior concorrente.
A viravolta na grade de programação da Globo no horário nobre era, até então, basicamente, privilégio da seleção brasileira. Jogos de clubes não mexeram até hoje tão significativamente nos principais programas da emissora.
Segundo a assessoria de imprensa da Globo, as mudanças na Quarta-Feira de Cinzas já eram esperadas porque esse é um dia atípico para a emissora, que mostrará, por exemplo, a apuração do desfile das escolas de samba.
Porém, nos outros jogos decisivos, a Globo deverá ter mais problemas. A partida de volta entre Corinthians e Palmeiras deve ser marcada para o próximo sábado às 18h. A emissora, que ainda não tem a programação para a data, também deverá encontrar dificuldades nas finais do torneio.
A emissora só deverá saber se venceu ou não o SBT na disputa jurídica entre as duas emissoras após o final da competição.
A disputa pelo Campeonato Paulista começou em outubro do ano passado. Depois de uma negociação fracassada com a Globo, a FPF vendeu para o SBT o direito de 22 partidas por R$ 12 milhões. Alegando exercer um direito de preferência, a Globo optou por igualar os valores do concorrente, o que deu início a uma guerra de liminares. (RODRIGO BUENO)


Texto Anterior: Vasco joga por empate pela Taça Guanabara
Próximo Texto: Gil volta a treinar e deve reforçar o Corinthians na fase semifinal
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.