São Paulo, quinta-feira, 01 de abril de 2004

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GINÁSTICA

Contrato de exclusividade com empresa de telefonia impede a estrela de assinar novos acordos de patrocínio

Efeito Daiane atrai parceiros para seleção

CRISTIANO CIPRIANO POMBO
JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

Patrocinar Daiane dos Santos hoje é o mesmo que dar recursos para toda a seleção brasileira feminina de ginástica artística.
A atleta recebe em média duas propostas por dia para novas parcerias, mas, segundo a Confederação Brasileira de Ginástica, está privada de assinar contratos por causa do compromisso firmado em janeiro de 2002 com a Brasil Telecom -pelo acordo, a empresa exige exclusividade da ginasta.
Diante dessa situação e sem poder interferir no contrato de Daiane, a CBG passou a direcionar os potenciais patrocinadores para a seleção brasileira feminina e para os projetos da própria entidade.
"Somente dessa forma, quando o patrocínio passa a ser da equipe ou da CBG, é que conseguimos conciliar a imagem da Daiane com uma nova empresa", afirmou Vicélia Florenzano, presidente da confederação.
A dirigente, que há 30 anos atua na ginástica e dirige a CBG desde 1991, acredita que a procura deve duplicar após a etapa da Copa do Mundo no Rio, que será realizada a partir de amanhã no Riocentro.
"A Daiane está com uma série de solo extraordinária. Na cidade de Cottbus [na Alemanha, no início de março, também em uma etapa da Copa], se houvesse nota 11, ela a tiraria."
De acordo com Vicélia, a nova série de Daiane, baseada em uma versão da música "Brasileirinho" e que inclui sambadinhas, deve render o ouro olímpico à atleta. "Chamamos a Bárbara Laffranchi [técnica da ginástica rítmica], que é especialista em elementos artísticos de séries ginásticas, e o Rhony Ferreira, coreógrafo, que é muito criativo. Além disso, há a Nadja Ostapenko [coreógrafa da seleção, mulher de Oleg, técnico da equipe feminina]. Com isso, nos cercamos de todos os lados para garantir que a Daiane não perca pontos na expressão teatral, na plasticidade, pois nos movimentos acrobáticos ela está incrível. Ela será ouro em Atenas."
Vicélia disse ainda que desconhece qualquer intenção da atleta de romper com a Brasil Telecom. A empresa, que tem contrato com Daiane até 2005, alega que deu "um aumento substancial" à ginasta após o Mundial de Anaheim, realizado em agosto do ano passado -a telefônica estaria pagando hoje R$ 15 mil à campeã mundial do solo.
O diretor de marketing da CBG, Marco Monteiro, afirmou que todos os contatos estão sendo remetidos para os projetos da CBG. "Alguns não têm interesse em comprar outro projeto que não seja apenas a imagem da atleta, mas isso tem sido raro. Há muitas empresas estudando nossas propostas. Mostra que já há uma nova mentalidade sobre a ginástica."
Ele cita como exemplo uma empresa do ramo naval que, após o primeiro contato, se prepara para dar apoio a 15 ginastas.


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