São Paulo, domingo, 01 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Identidade

Com velhos e novos ídolos , Palmeiras de Scolari decide vaga na final do Paulista diante da torcida ante um Corinthians 0 sem nomes que cativem a Fiel

LUCAS REIS
RODRIGO BUENO
DE SÃO PAULO

Se um clube vive de ídolos, o Palmeiras já ganhou com folgas o clássico de hoje contra o Corinthians pela semifinal do Campeonato Paulista.
A torcida palmeirense tem razões de sobra para venerar o seu elenco no Pacaembu.
Marcos, goleiro santificado no clube, deve ficar no banco de reservas quase como um auxiliar de Luiz Felipe Scolari, técnico que deu a única Libertadores ao time alviverde e que eliminou o rival da disputa duas vezes.
No meio e no ataque, o Palmeiras dispõe de remanescentes da única conquista de ponta neste século: o Paulista de 2008. Valdivia e Kleber estavam na campanha do último título estadual do clube.
Do outro lado, os corintianos pouco têm a festejar com as figuras de seu elenco.
O técnico Tite não caiu nas graças da Fiel em sua primeira passagem pelo clube e ainda carrega o fardo da precoce eliminação na Libertadores-2011 diante do Tolima.
Quase todos os jogadores que já foram campeões com a camisa alvinegra, casos de Alessandro, Dentinho e Jorge Henrique, foram contestados em algum momento.
O zagueiro Chicão, que virou o maior líder da equipe após as aposentadorias de William e Ronaldo, não é dos atletas mais carismáticos.
Liedson, artilheiro do time e campeão paulista em 2003, também não tem marketing e apelo como seu carro-chefe.
Se Marcos se recuperou de contusão e voltou a ser relacionado na reta final do Paulista no Palmeiras, o Corinthians viu neste primeiro semestre, além do fim de Ronaldo, a derrocada física de Adriano, a jogada maior da diretoria alvinegra para ganhar a mídia e a torcida.
Os palmeirenses celebram novidades como Cicinho, num ano que promete voos mais altos, e os corintianos lidam com perdas, como Bruno César (negociado com o Benfica), no pós-centenário.
Com só duas derrotas em 2011, o Palmeiras não só fez melhor campanha no Paulista do que o Corinthians como também está nas quartas de final da Copa do Brasil.
Já a temporada corintiana, que começou com frustração continental, pode render mais de 20 dias de inatividade se o time perder hoje. Marcos, Scolari e Valdivia encantaram muito os palmeirenses devido a vitórias sobre o Corinthians, que tem entre os seus ex-palmeirenses (Alessandro, Bruno César e Tite). Kleber busca seu primeiro gol pelo Palmeiras no arquirrival, cujos jogadores tentam ainda a afirmação.
O confronto de hoje ainda acontecerá num estádio que terá ampla maioria de palmeirenses, mandantes no Pacaembu por força do regulamento, o que só tende a multiplicar a empatia do público com o "dono da casa". Será a família Scolari reforçada por ídolos verdes mais recentes contra um bando que não é dos mais loucos.

NA TV
Palmeiras x Corinthians
16h Bandeirantes, Globo (para SP) e Sportv



Texto Anterior: Juca Kfouri: De ponta-cabeça
Próximo Texto: França: Diretor de Federação é suspenso
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.