São Paulo, quinta-feira, 01 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ESPORTE - ACADEMIA
Pilates, ginástica com aparelhos rústicos, promete efeito rápido

DA REPORTAGEM LOCAL

Com a promessa de resultados rápidos e eficientes, o pilates, ginástica praticada em aparelhos rudimentares, está seduzindo muitos praticantes de atividade física no Brasil.
Criado na década de 20 pelo enfermeiro alemão Joseph Pilates, o método baseia-se no "powerhorse", espécie de "centro de força" na região do abdômen que irá trabalhar todos os grupos musculares do corpo.
A prática do pilates requer habilidade, já que cada movimento deve ser realizado em ângulos específicos e com alinhamento postural correto. Os exercícios seguem uma ordem hierárquica, de acordo com as necessidades e objetivos do aluno.
As sessões, que duram uma hora, trabalham força, flexibilidade, pressão e frequência cardiovascular, além de incorporar a respiração controlada e elementos de ioga, como o relaxamento físico e mental.
Apesar da rusticidade dos aparelhos, a prática do pilates não exige esforço físico incomum.
"O pilates mistura conhecimentos de técnicas ocidentais e orientais. Promove um condicionamento físico e mental e faz com que os praticantes imponham força e tenham controle preciso dos movimentos", afirma a instrutora Inélia Garcia, precursora da técnica no Brasil.
Segundo ela, a concentração do aluno é fundamental durante a execução dos movimentos.
"Cada músculo do corpo é trabalhado de maneira uniforme. O fortalecimento abdominal é o centro de estabilidade de movimentação do corpo. Por isso, os resultados aparecem mais rápido", afirma.
De acordo com Inélia, a técnica é recomendada para quem tem problemas de coluna, excesso de peso e estresse. Além disso, ajuda a tratar e prevenir lesões.
Porém qualquer pessoa pode praticar o pilates. Para obter resultados, no entanto, os alunos devem fazer no mínimo 15 sessões. Cada uma custa R$ 50,00.
"Nesse período, o aluno irá sentir a diferença em seu corpo, que estará mais equilibrado, flexível, além de mais bonito", garante a instrutora.
"O pilates busca o equilíbrio muscular. Ele fortalece os músculos mais fracos, como abdômen e glúteos e alonga aqueles que tendem a encurtar, como os da coluna e das coxas, tornando o corpo mais maleável, flexível e com muita vitalidade", explica ela. (EDUARDO ARRUDA)

APARELHOS
Apesar de antigos, os aparelhos de ginástica do pilates trabalham todos os grupos musculares do corpo, força, flexibilidade e a resistência física do praticante. Entre os mais utilizados estão o reformer (para abdômen e glúteos) e o chair (para fortalecimento e alongamento dos músculos).

PRÁTICA
Em São Paulo, só há uma academia com certificado do The Pilates Studio, de Nova York, para a prática da técnica: o Studio Pilates Brasil, que fica no quarto andar da academia Competition. O endereço é rua Oscar Freire, 2066. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0/ xx/11/3061-0647.
mais.esporte@uol.com.br

Texto Anterior: Ação - Carlos Sarli: Na veia
Próximo Texto: Técnica surgiu na 1ª Guerra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.