São Paulo, quinta-feira, 01 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chuteira pode ter sido a vilã, diz especialista

KLEBER TOMAZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Um gramado fofo e chuteiras de travas altas podem se tornar inimigos dos atletas e, segundo especialistas em ortopedia ouvidos pela Folha, Edmílson deve ter sido uma dessas vítimas.
Segundo Joaquim Grava, médico do Santos, o uso de calçados inadequados responde por metade das lesões de menisco lateral do joelho, que provocou o corte do volante.
"Ele pode ter tido uma torção em campo ruim. O que atrapalha os atletas também são as chuteiras de trava mais alta. A gente os orienta a não usar, mas aí tem o patrocinador...", falou Grava.
Ele também elogiou o procedimento adotado por José Luiz Runco, médico da seleção, que só fez a ressonância magnética em Edmílson após a segunda queixa de dor no joelho.
"A recomendação foi correta. O exame deve ser feito após dores fortes, não qualquer dorzinha", enalteceu Grava.
Rene Abdalla, do Centro de Ortopedia e Reabilitação do Esporte do HCor (Hospital do Coração), falou que José Luiz Runco, médico da seleção, ligou para ele ontem. "Pediu que eu olhasse o resultado da ressonância do Edmílson", disse Abdalla, que acha que o jogador tenha tido um trauma, do tipo "flap" -ficou uma tampa aberta no local.


Texto Anterior: Perfil: Contestado, atleta vira astro no Barcelona
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.