São Paulo, domingo, 01 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Splitter deve esperar mais um ano para jogar pelo San Antonio

Contrato de brasileiro com clube espanhol pode emperrar estréia na NBA

MARIANA BASTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

O sonho de jogar na NBA parece estar próximo, mas uma multa rescisória milionária pode adiar a estréia de Tiago Splitter, 22, no San Antonio Spurs.
Escolhido pelo atual campeão da liga profissional americana na noite de quinta, o ala-pivô terá que negociar a rescisão contratual com o Tau Ceramica antes de ir definitivamente para os EUA. O contrato com o time espanhol se estende até 2008, e a multa é de 1 milhão (cerca de R$ 2,61 milhões).
A NBA abre a possibilidade de que o San Antonio arque com até metade dessa quantia.
"Não há nada definido ainda, mas eles [dirigentes do San Antonio] estão cientes da minha situação desde antes do draft [seleção de novatos] e estão dispostos a me deixarem jogar por mais um ano no Tau se for necessário", declarou Splitter, em entrevista à Folha.
Mesmo diante dessa possibilidade, o pivô de 2,10 m, que quando era criança sonhava em jogar no Chicago Bulls, mantém a tranqüilidade e vibra por ter sido escolhido pelo San Antonio. "É um dos melhores times da década. O fato de ter muitos estrangeiros vai facilitar a minha adaptação."
O San Antonio conta com seis forasteiros no time: Tim Duncan, (Ilhas Virgens), Tony Parker (França), Manu Ginóbili e Fabricio Oberto (Argentina), Francisco Elson (Holanda) e Beno Udrih (Eslovênia).
O fato de ter que brigar com Duncan, 31, e Oberto, 32, por uma vaga na equipe no futuro não intimida o brasileiro. "Pelo que conversei com os dirigentes, eles estão contando comigo para renovar a equipe, já que, na minha posição, há veteranos", analisa o catarinense.
Splitter vai ser apresentado oficialmente ao San Antonio daqui a duas semanas.
Apesar de ainda não excluir definitivamente a possibilidade de defender o Brasil durante o Pan, os compromissos com a NBA podem comprometer sua participação no Rio. A competição masculina de basquete começa no dia 25.
"Todo mundo tem vontade de ir ao Pan, mas tenho que priorizar meus interesses. Se eu estiver ocupado, não vou poder", concluiu ele.


Texto Anterior: Troca-troca: Dominicanas levam o troco
Próximo Texto: Na França, Massa conquista a pole e recupera fôlego
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.