São Paulo, sexta-feira, 01 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Por SP, Fifa adia anúncio da abertura

2014
Governo e COL pressionam entidade, e Itaquerão ganha tempo


BERNARDO ITRI
DO PAINEL FC

A decisão tomada pela Fifa, ontem, de adiar em três meses o anúncio das funções que cada sede terá na Copa de 2014 teve como grande impulsionador os atrasos das obras do Itaquerão, estádio escolhido pelo Comitê Organizador Local (COL) para abrir o Mundial brasileiro.
A Folha apurou que esse adiamento se deu após o governo federal e o COL pressionarem a entidade.
Motivados pela demora para o início da construção do estádio corintiano e pela indefinição sobre a engenharia financeira -que não possui sequer orçamento final para a arena-, governo e comitê mantiveram contato com a Fifa a fim de postergar as funções das sedes.
Assim, o Corinthians, junto com a Odebrecht, teria tempo suficiente para acertar o preço final de sua construção e fechar com o banco que ajudará a financiar a obra.
Outra parte da verba para a obra pode sair de incentivos fiscais da prefeitura. Hoje à noite, a Câmara de São Paulo deve fazer a segunda votação sobre a liberação dos incentivos de R$ 420 milhões para a obra. Há ampla maioria a favor do projeto na casa.
Se não houvesse o adiamento, o anúncio das funções das cidades-sedes seria em dia 30 de julho, no Rio, quando ocorrerá o sorteio das eliminatórias da Copa.
Pelo cronograma, São Paulo teria que entregar as garantias do projeto até o fim da primeira quinzena de julho.
A Fifa, porém, nega que o adiamento tenha relação com os atrasos do Itaquerão.
Segundo a entidade, haverá uma reunião de seu Comitê-Executivo nos dias 20 e 21 de outubro, na qual será formalizado o calendário das partidas da Copa-2014.
Portanto, não haveria sentido em fazer o anúncio neste mês, já que ele só seria oficializado no encontro do Comitê-Executivo, em outubro.
Assim, o Comitê Organizador da Fifa se reunirá dias antes do Executivo para definir as funções das sedes, que serão ratificadas e anunciadas no final de outubro.

FOLHA.com
Para a TV Folha, ministro diz que "muita gente torce" pela abertura da Copa em São Paulo
www.folha.com/mm937192


Texto Anterior: Xico Sá: Carta aberta ao Ceni
Próximo Texto: Deputados farão visita a Teixeira
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.