|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros
MOTOR
FÁBIO SEIXAS - fabioseixas.folha@uol.com.br
O contrassenso da proibição dos testes
A PROIBIÇÃO do sistema
que jogava ininterruptamente gases do escapamento para o difusor deve tornar
a Red Bull 0s5 mais lenta,
diz Marko, eterno consultor
do time. O que pode até trazer alguma emoção para as
provas, com mais variação
nas poles e pódios mais misturados. Mas segure o entusiasmo: para a conclusão
do Mundial, nada mudará.
Vettel já tem 77 pontos de
vantagem para os vices,
Button e Webber. Pode passar os próximos três GPs em
casa que manterá a ponta.
As outras opções são continuar lutando por vitórias
e/ou administrar a folga até
a consagração do bicampeonato -título que virá,
como os rivais já admitem.
Fato é que, ao proibir os
testes no início de 2009, com
a alegação de corte de custos, a FIA criou um monstrengo. Eliminou as chances
de reação de quem larga
atrás no campeonato. E
entrega a taça àquele que
sai na frente.
O paralelo com o título de
Button é inevitável. Há dois
anos, a esta altura -42%
das provas-, ele tinha 26
pontos sobre o vice, Barrichello, e 32 sobre o terceiro,
Vettel. As outras equipes
corriam para desenvolver
seus difusores, mas, sem
testes, demoraram para alcançar a Brawn. Quando
conseguiram, Button já administrava sua folga.
Alonso, agora, estima
que a Ferrari vá levar dois
meses até alcançar a excelência aerodinâmica da Red
Bull. Mesmo se Newey ficar
parado -o que não vai
acontecer-, periga de Vettel já ter fechado matematicamente o título até lá.
Houvesse os testes, a reação seria mais rápida e o
Mundial, menos previsível.
Se a F-1 se autoproclama
"o pico do automobilismo",
que acabe com o veto aos
testes. Se a ideia é buscar os
limites, que extinga todos.
Se o marketing é reunir a nata, que cesse a preocupação
com custos. Como dizem por
aí, "quem não sabe brincar
que não desça pro play".
F-1
PORTA ESTREITA
A Red Bull diz que está muito próxima de renovar o contrato de Webber. E, enquanto isso, alugou a vaga de Karthikeyan na Hispania para Ricciardo, seu próximo candidato a menino-prodígio e
provável nome na Toro Rosso no ano que vem. Alguersuari deve sobrar. Notícias
ruins para quem busca vagas no grid em 2012, Di Grassi e Bruno entre eles.
STOCK CAR
BAGUNÇA GERAL
Organizadora da Stock, que
corre domingo na pseudopista do Rio, a Vicar divulgou nota ontem buscando
descolar sua imagem das
barbeiragens da CBA, principalmente nos casos recentes
de punições absurdas. Ok, a
CBA é mesmo de uma bagunça crônica, não dá para
esperar muito. Mas a empresa de cronometragem é contratada pelos promotores...
Texto Anterior: F-1: Australiano ganha vaga de titular na Hispania Próximo Texto: Série A: Sem Kleber, Palmeiras vence com Maikon Leite Índice | Comunicar Erros
|