São Paulo, quarta-feira, 01 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Paulo faz o fácil parecer complicado

Baresi inova e adota treinos inusitados no momento em que prega a simplicidade para a equipe engrenar

JOSÉ RICARDO LEITE
DE SÃO PAULO

Os cinco jogos sem vitória e a incômoda 15ª colocação na tabela sugerem que é hora de simplificar, e não de complicar, diz o técnico são-paulino, Sérgio Baresi. No entanto, pelos métodos utilizados nos treinos, o simples parece ser bem difícil no clube.
Para explicar como tenta acertar o time em campo, o técnico usa palavras como "setorização do meio-campo", "estabilidade" e "equipe mais coesa". Na atividade de ontem, estacas presas no chão e fitas foram alguns dos objetos usados na busca para atingir os objetivos traçados.
Tudo isso para que o campo tivesse mais três gols, além dos dois naturais. Goleiros diferentes em cada um deles. Na atividade, três times. Dois duelavam, e o outro ficava do lado de fora, treinando finalizações.
O time vencedor permanecia e poderia marcar em apenas um dos gols, tendo que defender em outros três. A equipe que entrava tinha desafio inverso, obviamente, tendo três gols para marcar e um para defender.
"Deu para entender aí ou quer que eu explique de novo?", disse o atacante Fernandinho, após gastar alguns minutos contando como funcionava a atividade. "Não lembro agora, acho que meu time ganhou mais jogos. Mas é uma atividade válida."
Baresi, que costuma fazer coletivo com mais de 22 jogadores em campo, tentou explicar sua intenção.
"Quando divido equipes, eu consigo rodar os jogadores entre eles e vejo formações de ataque e defesa girando de maneira diferente. Não preciso trocar o colete de um jogador. É simples, vocês é que veem como coisa de outro mundo", defendeu-se.
"Eles estão preparados, pois o trabalho é didático e explicativo. Eles responderam bem, e o trabalho foi muito bom no treinamento."
Hoje, o time faz coletivo. E, possivelmente, com mais novidades dentro de campo.


Texto Anterior: Tostão: O oito e o dez
Próximo Texto: Palmeiras se torna exemplo para equipe
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.