São Paulo, quinta-feira, 01 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiros, agora, fazem queixa contra Madri

Espanhol afirma que candidatura do Rio é a pior

DOS ENVIADOS A COPENHAGUE

Um dia depois de ter protestado contra Chicago no COI (Comitê Olímpico Internacional), a Rio-2016 entrou ontem com uma reclamação formal na Comissão de Ética da entidade contra a candidatura de Madri.
Logo após tomar conhecimento de uma declaração hostil de um dirigente espanhol contra a Rio-2016, a campanha brasileira oficiou o COI.
"Para mim, o Rio é a pior candidatura. Falando francamente", disse José María Odriozola, vice-presidente do Comitê Olímpico Espanhol, antes de deixar Madri. Ele ainda falou que considera Madri e Tóquio as melhores candidatas.
O dirigente declarou que o suposto favoritismo da candidatura do Rio em Copenhague é produto do "marketing", de "sentimentos" e de "usar muito que vão ser os primeiros Jogos na América do Sul".
Ao desembarcar na Dinamarca, Odriozola manteve sua opinião ao ser questionado pelos jornalistas locais.
No documento enviado ao COI, os brasileiros classificam as declarações como "inaceitáveis". "A opinião desse senhor é o oposto do que concluiu a Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional em seu relatório. O Comitê Rio-2016 já formalizou uma reclamação ao Conselho de Ética do COI", disseram, em nota oficial, os membros da candidatura brasileira.
"Essa é uma opinião minha. Todas as candidaturas são fortes, mas vejo as coisas assim", afirmou Odriozola, antes do início da entrevista coletiva dos espanhóis em Copenhague.
A declaração do dirigente deixou os membros da candidatura espanhola temerosos.
""Nós queremos pedir desculpas pelo ocorrido. Até agora, a campanha tem sido marcada pelo "fair play" e o respeito aos candidatos. Todas as quatro cidades são muito fortes e têm condições de ganhar. Mas, claro, esperamos que ganhe Madri", disse Mercedes Coghen, chefe do Comitê Madri-2016.
Os dois países têm um pacto mútuo. A candidatura que for eliminada nas primeiras fases da votação vai apoiar a outra.
"Isso não vai nos atrapalhar", acrescentou Mercedes.
Um dos mais famosos cabos eleitorais do Rio, Pelé também entrou em conflito com o código de ética ao fazer uma comparação com a candidatura de Chicago na sua defesa do Rio.
"Sempre existe discussão sobre dinheiro público. Graças a Deus tem dinheiro público [na campanha brasileira]. Os EUA vivem uma crise e vão ter que ter financiamento público. O Obama está vindo aqui", declarou o ex-jogador. (RM E SR)


Texto Anterior: Saiba mais: Só Nuzman acumula presidências
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.