São Paulo, sábado, 01 de outubro de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

RITA SIZA

Derrotas para a história


Red Sox e Braves passaram nesta semana por 'dramáticos descalabros' no beisebol


Durante os seis anos que passei nos Estados Unidos nunca consegui perceber o beisebol, e por isso nunca me entusiasmei muito com o esporte, apesar de uma ou outra tentativa. Um amigo explicou-me que o beisebol era o jogo da "velha guarda" e o futebol americano, a paixão das novas gerações. Eu, querendo armar-me em moderna, escolhi logo o segundo.
Mas, mesmo ignorante, quando me confrontei com dezenas de títulos a apontar o "colapso histórico", o "desastre épico", o "dramático descalabro" dos Red Sox de Boston e do Atlanta Braves, não resisti a ler as notícias até o fim. Não é preciso saber ou ligar muito ao beisebol para ficar curiosa com derrocada esportiva tão extraordinária.
Aparentemente, nunca na história do beisebol na América houve um time com uma vantagem de oito vitórias no campeonato a falhar a qualificação para os play-offs. Mas, numa mesma noite, quarta-feira, o inédito foi alcançado não por uma mas por duas das mais reputadas equipas.
Os Red Sox, alvo de verdadeira devoção na sempre bem-educada e composta cidade de Boston, consentiram duas corridas completas mesmo no cair do pano, perdendo por 4-3 contra o Baltimore Orioles. Os seus rivais na tabela, o Tampa Rays, que perdiam por 7-0 contra o poderoso New York Yankees, deram a volta ao marcador e venceram por 8-7 para aproveitar a vaga libertada pelos Red Sox. Entraram para a história como a primeira equipa a falhar o acesso à pós-temporada com nove vitórias de vantagem. Como dizem os americanos, "ouch!"...
O Atlanta Braves também parecia bem encaminhado para reclamar um "wild card", com uma vantagem de oito vitórias e meia (outra coisa que nunca vou entender são as estatísticas do beisebol). Mas, contrariando o seu cognome, os Bravos não conseguiram ultrapassar o Philadelphia Phillies. Perderam, 4-3, e entregaram de bandeja a vaga aos Cardinals de Saint Louis. Terão o consolo de constar, ao lado dos históricos Red Sox, nos compêndios onde se coleccionam as aventuras e desventuras desse estranho esporte inventado pelos americanos.
A história, nos times e nos clubes, faz-se das lições que se aprendem com vitórias inesquecíveis mas também derrotas amargas. Essas duas terão sido tão difíceis de engolir que, no humor característico dos gringos, o comentador da rádio pública NPR aconselhava os ouvintes a não provocar os adeptos dos Red Sox e dos Braves com piadas de mau gosto, a não ser que anteriormente tivessem sido "torturados" com conversas intermináveis de como esses times eram os melhores.


Texto Anterior: Astros exigem até tamanho de cama
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.