São Paulo, quinta-feira, 01 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Paulo é o 1º pentacampeão

Empurrado por público recorde, time faz 3 a 0 no América-RN e conquista Nacional com 4 rodadas de antecedência

Equipe de Muricy enterra tabu, dá sua primeira volta olímpica em casa com uma vitória e sela conquista mais precoce dos pontos corridos

Antônio Gaudério/Folha Imagem
O capitão Rogério Ceni vibra em um Morumbi lotado

JULYANA TRAVAGLIA
MÁRVIO DOS ANJOS
RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

O São Paulo tornou-se ontem, oficialmente, o primeiro time pentacampeão brasileiro de futebol. A conquista mais precoce na história dos pontos corridos no Nacional veio com um 3 a 0 sobre o América-RN.
Quase 70 mil pagantes, recorde de público neste campeonato, acompanharam os gols de Hernanes, Miranda e Dagoberto e a consagração do primeiro time a obter títulos seguidos na era dos pontos corridos, iniciada em 2003. O São Paulo, depois das conquistas de 77, 86 e 91 no mata-mata, assumiu a hegemonia do futebol nacional com os troféus de 2006 e 2007.
Se no ano passado o time de Muricy Ramalho garantiu a taça com duas rodadas de antecedência, agora ainda restam quatro rodadas pela frente.
O América-RN, a equipe que mais cedo foi rebaixada para a Série B (ainda faltavam sete rodadas quando caiu), ajudou a quebrar uma antiga escrita. Pela primeira vez, o São Paulo selou um título do Brasileiro com uma vitória no tempo normal.
As primeiras quatro voltas olímpicas do time na competição saíram após empates -em 77 e 86, triunfou nos pênaltis.
O time do Morumbi vai se tornar em 2008 o primeiro clube brasileiro a disputar cinco Libertadores seguidas. Na era dos pontos corridos, é o time que mais pontuou (369) e o que mais rodadas liderou (48, um número que vai aumentar).
A conquista de ontem, tão certa que poderia vir até com empate ou derrota combinada com um tropeço do Santos, já era vendida bem antes do jogo. A Folha recebeu às 18h02 de ontem comunicado de uma loja sobre pré-venda de camisas comemorativas ao penta.
O São Paulo foi a 73 pontos (15 a mais que o vice Santos) e tem aproveitamento de 71,5%. Pode superar o Cruzeiro-03 (72,5%) e fazer a melhor campanha dos pontos corridos.
Muricy Ramalho entra para o clube dos técnicos bicampeões brasileiros, sendo o primeiro a ganhar dois Nacionais pelo time que o projetou como atleta e treinador. Já Rogério Ceni torna-se o primeiro goleiro do clube a ganhar dois títulos brasileiros como titular.
Ontem, mais uma vez o arqueiro tricolor não foi vazado. A defesa são-paulina levou só 13 gols em 34 jogos, ostentando a melhor média de gols sofridos por jogo na era dos pontos corridos (0,38) e respondendo em grande parte pelo épico penta.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Marca do título, defesa sólida abre trilha para vitória
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.