São Paulo, domingo, 02 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mazembe já figura no top 40 do mundo

RANKING FOLHA
Internacional, uma vítima do time africano no Mundial, perde chance de passar o Grêmio


RODRIGO BUENO
DE SÃO PAULO

Não é de agora que o Mazembe ocupa posição de destaque no Ranking Folha do Futebol Mundial, porém nenhum outro clube surpreendeu tanto no planeta em 2010 quanto a equipe do Congo.
O primeiro clube de fora da Europa e da América do Sul a decidir um Mundial na história acumulou 70 pontos no ranking após ter vencido a Copa dos Campeões da África, a Supercopa de seu continente e de ter batido o Inter na semifinal em Abu Dhabi.
O "Todo-poderoso" Mazembe pulou da 66ª posição em 2009 para o 39º posto, deixando para trás, por exemplo, o "Todo-poderoso" Corinthians, que não conseguiu sua sonhada Libertadores no ano de seu centenário.
Dentre os clubes que não são da Europa e da América do Sul, o Mazembe só não está à frente do egípcio Al Ahly, 27º no ranking. Em 2010, o time do folclórico Kidiaba virou tetracampeão africano.
O Inter, campeão da Libertadores, empatou em pontos com o Grêmio (290), mas perdeu a chance de passar o rival no ranking com a derrota épica para o clube do Congo.
Já a Inter se lembrará do Mazembe como o rival que lhe deu o terceiro Mundial, o primeiro da Fifa. A equipe ganhou Copa dos Campeões e Mundial, o que não via desde 1965. Ganhou 150 pontos e quatro postos no ranking.
O clube de Milão perdeu a Supercopa da Europa para o Atlético de Madri, outro tradicional clube que se reencontrou com glórias internacionais, como a Liga Europa.
Quem também fez as pazes com troféu internacional foi o Independiente, campeão da Sul-Americana em cima do Goiás, estreante no ranking. Os "Diablos Rojos" não conquistavam uma taça internacional oficial desde 1995 -agora têm 16. Somaram 20 pontos assim e estão a apenas cinco do Peñarol.
O Goiás é o 16º clube do país a integrar o Ranking Folha do Futebol Mundial. No ano em que foi rebaixado no Brasileiro, o clube alcançou a primeira final continental.
Na Concacaf, mais uma vez a decisão foi mexicana. O Pachuca superou o Cruz Azul e de novo naufragou no Mundial. Na Ásia, o Seongnam Ilhwa, tradicional time sul-coreano, se impôs sobre a surpresa Zob Ahan, do Irã.
Dois países novos estão no ranking. Papua-Nova Guiné é representada pelo Hekari United, que bateu o Waitakere na Copa dos Campeões da Oceania. Mianmar também viu pela primeira vez um de seus times numa final continental: o Yadanarbon ganhou a Copa dos Presidentes.


Texto Anterior: Espanhol: Barcelona tenta manter topo
Próximo Texto: Saiba mais: Lista mundial "dobra" pontos e segue a nacional
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.